Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Precários da RTP em protesto no dia 5 de Novembro

Trabalhadores da RTP vão protestar contra a falta de integração dos colaboradores a recibos verdes. "Até agora, não foi integrada uma única pessoa", afirma um grupo de precários da RTP numa nota enviada às redacções.

6º RTP
02 de Novembro de 2018 às 16:38
  • ...

"A RTP tem centenas de trabalhadores precários. A integração desses trabalhadores nos quadros da RTP, ao abrigo do PREVPAP [Programa de Regularização Extraordinária dos Precários do Estado], deveria ter sido concluída até 31 de Maio de 2018. Até agora, não foi integrada uma única pessoa". É este o motivo invocado pelos trabalhadores visados para realizar um protesto já na próxima semana.


Será no dia 5 de Novembro que os colaboradores da televisão estatal se vão reunir à porta da sede sob o lema "hoje não colaboramos", exigindo "o cumprimento da lei" no que toca à integração dos chamados "falsos recibos verdes", refere o grupo de precários da RTP numa nota enviada às redacções. 

 

"Mais de uma centena de falsos recibos verdes tiveram parecer positivo da comissão de avaliação e aguardam a homologação da Ministra da Cultura, do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e do Ministro das Finanças para poderem ser integrados", lê-se na nota. 

 

"Mesmo reunindo os requisitos para a integração, a grande maioria teve parecer negativo. Em muitos casos, a RTP alterou pareceres positivos sem uma justificação plausível", refere ainda a mesma fonte.

 
Além disso, "há também vários precários que viram os tribunais reconhecer o seu vínculo com a RTP como sendo um contrato de trabalho. Apesar disto, a empresa recusa integrar esses profissionais", acusam.

Foi em Fevereiro que o Conselho de Administração da RTP se comprometeu a reformular todos os contratos definidos como "prestação de serviços" na televisão pública.



Ver comentários
Saber mais RTP precários recibos verdes PREVPAP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio