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Novo líder do calçado promete campanha para dar trabalho aos jovens

Luís Onofre, novo presidente da associação patronal do calçado (APICCAPS), promete lançar uma campanha de divulgação do sector para "transmitir as excelentes oportunidades de trabalho que se oferecem numa indústria dinâmica e com futuro".

Correio da Manhã
05 de Maio de 2017 às 15:18
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"Vou ter o privilégio, juntamente com os meus colegas de equipa, de dar um contributo para a promoção da indústria no meio da qual nasci e tenho tido o orgulho de viver", começou por afirmar Luís Onofre, novo presidente da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), no discurso de tomada de posse dos novos órgãos sociais da organização, nesta tarde de 5 de Maio, na sede da associação, no Porto. 

 

Na presença do ministro da Economia, Caldeira Cabral, Luís Onofre elencou uma série de acções que pretende executar no seu mandato de três anos, sendo que "a primeira é a necessidade urgente de promover a captação de jovens para todas as funções desde a produção propriamente dita, passando pela concepção e o design, até à comercialização e o marketing".

 

Nesse sentido, prosseguiu o novo patrão dos patrões do calçado, "merece particular relevo uma campanha de divulgação do sector nas regiões de implantação da indústria", onde a APICCAPS irá "procurar transmitir as excelentes oportunidades de trabalho que se oferecem" nesta indústria, classificada por Onofre como "dinâmica e com futuro". 

 

Como segunda prioridade, "pelo seu carácter inovador", o novo líder da APICCAPS promete avançar com a execução do "plano de acção do sector para responder aos desafios da ‘quarta revolução industrial".

 

Para o efeito, revelou Onofre, "procuraremos eleger o consumidor como foco desta estratégia, declinando a partir dele a digitalização dos processos e operações que promovam novas vantagens comparativas assentes na flexibilidade e na customização dos produtos".

 

Aumentar o número de exportadoras e profundar a diversificação de mercados

 

De entre as linhas programáticas do seu mandato, para os próximos três anos, destacam-se as promessas de "criar uma maior e melhor proximidade" aos associados da associação, "promover o reforço das competências técnicas de toda a fileira", assim como "estimular a participação de um maior número de empresas na actividade exportadora" e "aprofundar o processo de diversificação de mercados e a progressão na cadeia de valor".

 

Depois de, ainda há três semanas, a APICCAPS ter assinado um novo contrato colectivo para a fileira do calçado, que acabou com a discriminação de género nos salários do sector, Onofre promete também "valorizar o diálogo social, designadamente com os sindicatos", com os quais, sublinhou, a associação "tem mantido uma reacção muito responsável e de grande abertura recíproca".

 

De resto, Luís Onofre enalteceu o facto, no novo cargo de presidente da APICCAPS, "suceder a um empresário de eleição e a um líder associativo que, com o seu enorme talento, conduziu os destinos da indústria nos últimos 18 anos", num período em que, lembrou, "o sector enfrentou os seus mais difíceis desafios".

 

Onofre falava de Fortunato Frederico, que sai agora da presidência da APICCAPS para se dedicar mais afincadamente ao seu grupo Kyaia, maior fabricante português de calçado e que detém a reconhecida marca FlyLondon.

 

Disputa eleitoral inédita em 42 anos de vida da APICCAPS

 

Onofre ganhou a corrida à presidência da APICCAPS em confronto com Sérgio Cunha, dono do grupo de calçado Pedreira (que tem a marca Nobrand), naquelas que foram as primeiras eleições para os órgãos sociais disputadas por duas listas em 42 anos de existência da associação.

 

O candidato derrotado disse ter ficado desagradado com a indigitação de Onofre ainda antes da realização da assembleia-geral que daria início ao processo eleitoral.

 

Já da lista concorrente surgiu a acusação de que Cunha terá furado o consenso por interferência do presidente da Câmara de Felgueiras, Inácio Ribeiro, do PSD, que queria ver um empresário do concelho na presidência da APICCAPS.

 

"Indústria mais sexy da Europa" exporta quase dois mil milhões de euros

 

A indústria portuguesa de calçado, que assume o estatuto de "indústria mais sexy da Europa", continua a bater recordes nas exportações, tendo fechado 2016 com vendas de 1,923 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de quase 700 milhões de euros nos últimos sete anos.

 

Já em termos de fileira do calçado, as exportações deste "cluster" nacional aumentaram cerca de 300 milhões de euros só nos últimos três anos para 2,247 mil milhões de euros em 2016.

 

Onofre já calçou Michelle Obama, Paris Hilton e Cameron Diaz

 

Luís Onofre é um dos rostos mais conhecidos da indústria do calçado internacionalmente. Com 45 anos, representa a terceira geração da fabricante de calçado Conceição Rosa Pereira, nome da sua avó e fundadora da empresa, que permanece na denominação social da companhia.

 

Foi há 18 anos que Onofre entrou na empresa de calçado da família e criou a marca em nome próprio, que aposta em exclusivo no segmento de luxo do calçado feminino.

 

Já calçou mulheres mundialmente famosas como Michelle Obama, Paris Hilton, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Naomi Watts, Letizia Ortiz ou as portuguesas Daniela Ruah e Sara Sampaio.

 

Com uma facturação da ordem dos 12 milhões de euros, a empresa de Oliveira de Azeméis exporta 92% para os cinco continentes, vendendo em mercados tradicionais como a Espanha, Holanda e Alemanha, mas também para países como Angola, Rússia, Dubai, Nigéria e a Mongólia.

 

O novo líder da "Indústria mais sexy da Europa" tem uma loja na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e vai abrir uma na portuense Avenida da Boavista.

 

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