Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo apoio a desempregados atrasa-se e chega em Agosto

Já foram identificados 6.800 potenciais beneficiários, mas o apoio a desempregados de longa duração ainda não está a ser atribuído. Governo justifica o atraso com a criação de uma nova aplicação informática.

  • 3
  • ...

O Governo justifica a demora na atribuição do novo apoio aos desempregados de longa duração com o desenvolvimento de um novo programa informático.

 

Esta quarta-feira, no Parlamento, a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, afirmou que se prevê que os primeiros requerimentos serão aprovados em Julho e que os apoios deverão começar a ser efectivamente pagos em Agosto.

 

A nova prestação, destinada a quem perdeu o subsídio social de desemprego há um ano, entrou em vigor no último dia de Março, com o novo Orçamento do Estado, mas tal como o Negócios noticiou esta terça-feira o novo apoio ainda não tem qualquer expressão nas estatísticas.

 

"Foi preciso desenvolver todo o sistema de informação associado" ao novo apoio social, explicou a secretária de Estado da Segurança Social. "A aplicação informática estará concluída em Julho e no máximo no mês de Agosto teremos o pagamento".

 

Cláudia Joaquim explicou que em cada mês são notificadas as pessoas que há um ano atrás cessaram o subsídio social de desemprego. Se as pessoas estiverem a trabalhar o ofício não é enviado. O Governo já notificou 4.418 pessoas e espera chegar até ao fim do mês com 6.800 ofícios enviados a potenciais beneficiários. A prestação foi oficialmente pedida por 1.528 pessoas.

 

Quando o apoio foi negociado com o PCP, durante a preparação do Orçamento do Estado, o PCP estimava que o apoio chegasse a cerca de 45 mil pessoas este ano.


Ver comentários
Saber mais secretária de Estado da Segurança Social Cláudia Joaquim Orçamento do Estado apoio a desempregados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio