Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresas falham pagamento ao fundo dos despedimentos

Dívida das empresas ao Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) ascendia a 5,5 milhões de euros no final de Agosto, noticia o Público.

Ricardo Castelo
Negócios 03 de Outubro de 2016 às 09:08
  • 1
  • ...

Muitas empresas portuguesas estão a falhar o pagamento dos descontos obrigatórios ao Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), sendo que no final de Agosto tinham dívidas de 5,5 milhões de euros.

 

A notícia é do jornal Público, que cita dados do Ministério do Trabalho e da Segurança Social. As dívidas acumuladas que o FCT entrou em funcionamento (Outubro de 2013), representam 6,25% no montante total que o fundo gere, que atinge 88 milhões de euros.

 

A cobrança coerciva destas dívida cabe ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, sendo que "o módulo que permite as cobranças coercivas de forma automatizada não está ainda operacional", reconhece fonte oficial do Ministério ao jornal.

 

De acordo com a mesma fonte, além das dívidas pode haver empresas que, ao longo dos últimos três anos, contrataram trabalhadores e não os inscreveram.

 

Os dados mais recentes do FCT mostram que, até ao final de Agosto, foram registados 446.622 novos contractos e 369.380 foram cessados.

 

Ver comentários
Saber mais Fundo de Compensação do Trabalho FCT Ministério do Trabalho e da Segurança Social Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio