Notícia
Desemprego sobe em Maio para 13,2%
A taxa de desemprego subiu em Maio para 13,2%, de acordo com a estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística. Há mais 19 mil desempregados do que no mês anterior.
A taxa de desemprego subiu em Maio para 13,2%, mais 0,4 pontos percentuais do que em Abril, de acordo com a estimativa provisória divulgada esta segunda-feira, 29 de Junho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados apontam para 677 mil pessoas desempregadas, ou seja, mais 19 mil do que no mês anterior, num aumento de 2,9%. O número de pessoas empregadas terá caído 0,5%, já que se estima que estejam menos 22,7 mil pessoas a trabalhar.
No destaque divulgado, o INE explica que "os valores referentes a Maio de 2015 são provisórios" e só serão confirmados daqui a um mês. Isto acontece porque estas estimativas são apuradas através de trimestres móveis (no qual Maio é o mês central) e não há ainda dados para Junho, mês para o qual foi realizada uma projecção.
Já a informação relativa a Abril, que apresenta uma redução de quatro pontos face ao mês de Março, é apresentada como definitiva pela primeira vez, depois de uma revisão em baixa de 0,2 pontos.
Assim, a estimativa sugere que em Maio o desemprego voltou a subir, anulando a redução verificada no mês anterior. A taxa de desemprego apresentada de forma provisória para Maio (13,2%) é idêntica à taxa de desemprego definitiva apresentada para Março.
Estes valores são ajustados de sazonalidade (descontando os efeitos não sazonais). Sem esta correcção, a informação também aponta para um agravamento da situação em Maio (quer a nível da taxa de desemprego quer a nível do número de desempregados) embora de forma menos expressiva.
A taxa de desemprego de 13,2% estimada para Maio está, ainda assim, 1,2 pontos percentuais abaixo da que foi registada há um ano, em Maio de 2014.