Notícia
Desemprego no Reino Unido em mínimos de quase 11 anos
A pouco mais de uma semana do referendo sobre o Brexit, o gabinete de estatísticas revela que a taxa de desemprego no Reino Unido caiu para 5% nos três meses até Abril, o valor mais baixo desde 2005.
O mercado laboral do Reino Unido mostra sinais de resiliência, com o desemprego a descer e o crescimento dos salários a acelerar, quando o país se prepara para votar a sua permanência na União Europeia.
Segundo os dados divulgados esta quarta-feira, 15 de Junho, pelo gabinete nacional de estatística, a taxa de desemprego no Reino Unido caiu para 5% nos três meses até Abril, o nível mais baixo desde 2005. O valor ficou abaixo das estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam uma taxa de 5,1%.
Por outro lado, o número de pessoas empregadas aumentou em 55 mil para um recorde de 31,6 milhões.
O crescimento dos salários acelerou de 2,2% para 2,3% no primeiro trimestre, em vez de abrandar como previam os economistas.
Considerando apenas o mês de Abril, a taxa de desemprego desceu para 4,8%, o valor mais baixo desde Setembro de 2005.
Os dados são divulgados numa altura em que os eleitores britânicos se preparam para ir às urnas decidir se o seu país permanece ou abandona a União Europeia. As mais recentes sondagens apontam para a vitória do Brexit, que tem ganho apoiantes nas últimas semanas. O referendo realiza-se no próximo dia 23 de Junho.