Notícia
PSD também vai pedir apreciação parlamentar do diploma dos professores
A deputada social-democrata Margarida Mano confirmou ao Negócios que o PSD, a exemplo daquilo que foi feito pelo Bloco e pelo PCP, vai requerer o regresso ao Parlamento do decreto governamental sobre a carreira dos professores. Porém, PSD continua sem dizer qual a solução que propõe.
Também o PSD vai pedir a apreciação parlamentar do diploma da carreira dos professores, confirmou ao Negócios a deputada social-democrata Margarida Mano. Os sociais-democratas juntam-se ao Bloco de Esquerda e ao PCP que, no próprio dia em que o Conselho de Ministros voltou a aprovar o decreto-lei que repõe dois anos, nove meses e 18 dias do período em que as carreiras docentes estiveram congeladas (entre 2011 e 2017), pediram o regresso do diploma ao Parlamento para apreciação.
Os sociais-democratas continuam sem concretizar qual a solução que propõem para a disputa entre Governo e os sindicatos docentes. Entre a aprovação do decreto pelo Governo e esta decisão do PSD, o Presidente da República promulgou o diploma relativo às progressões na carreira dos professores avisando que a solução que possa ser encontrada em sede parlamentar não pode colocar em causa os limites do Orçamento do Estado para 2019.
A lei do Orçamento do Estado e o veto do Presidente da República obrigaram o Governo a reabrir negociações com os representantes dos professores. Contudo, o regresso às conversações não permitiu qualquer aproximação entre as partes, que se mantiveram inflexíveis nas posições de partida: o Governo propõe uma recuperação de quase três anos, enquanto os sindicatos exigem que sejam considerados mais de nove anos.
(Notícia atualizada às 11:30)