Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro da Impresa cai 42% no primeiro semestre

O resultado líquido do grupo Impresa apresentou um recuo homólogo de 42,2% no primeiro semestre de 2008. Segundo o comunicado esta tarde enviado pela holding de Balsemão à CMVM, este desempenho fez cair o lucro da empresa para 5 milhões de euros, contra os 8,6 milhões apresentados entre Janeiro e Junho do último ano.

24 de Julho de 2008 às 16:47
  • 2
  • ...
O resultado líquido do grupo Impresa apresentou um recuo homólogo de 42,2% no primeiro semestre de 2008. Segundo o comunicado esta tarde enviado pela “holding” de Balsemão à CMVM, este desempenho fez cair o lucro da empresa para 5 milhões de euros, contra os 8,6 milhões apresentados entre Janeiro e Junho do último ano.

De acordo com as informações divulgadas, os lucros da empresa foiram afectados pelas perdas de imparidade relacionadas com as participações detidas pela “holding” noutras empresas. Sem este factor, o resultado líquido da Impresa no primeiro semestre do ano atingiria os 6,7 milhões de euros. O EBITDA recuou 5,8%, para 21,3 milhões.

As receitas consolidadas do primeiro semestre atingiram os 138 milhões de euros, mantendo-se em linha com os números do período homólogo. Um reflexo das ligeiras oscilações verificadas neste período nas principais fontes de receita da “holding”: os proveitos de publicidade recuaram 0,4%, para 86,7 milhões e a venda de publicações caiu 2%, para 13,6 milhões. Em compensação, as receitas geradas pela subscrição dos canais temáticos aumentou 13,3%, para 18,1 milhões de euros.

A unidade de negócio de televisão continua a ser a responsável pela maior fatia de receitas do grupo, totalizando no primeiro semestre deste ano um volume de 92,1 milhões de euros. Ou seja, mais 0,9% do que no período homólogo. Ainda assim, além da subscrição de canais temáticos, apenas a área multimédia do universo SIC apresentou um ganho homólogo neste período: mais 10,7%, para 9,1 milhões. As receitas publicitárias caíram 0,3%, para 58,9 milhões e o merchandising perdeu 53,7% de receitas, para 875 mil euros. O EBITDA recuou 12,2%, para 16,5 milhões de euros..

Nos restantes segmentos, destaque para a área de jornais que, apesar da quebra de 1,8% nas receitas, para 27,5 milhões, fechou o semestre com um ganho de 24,4% no EBITDA, que se situa agora nos 6,5 milhões. A área de revistas viu cair as suas receitas em 17,1%, para 30 milhões de euros e apresenta um EBITDA de 797 mil euros, menos 13,8% do que no período homólogo. Em contraponto, a Impresa Digital aumentou os seus proveitos operacionais em 250,8%, para 4 milhões de euros. Ainda assim, o facto de esta unidade ter “vários projectos numa fase inicial de desenvolvimento” mantém o EBITDA desta “subholding” em plano negativo, com um agravamento de 91,5%, para 1,1 milhões negativos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio