Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo estende prazo de inscrição nas provas para docentes

Professores contratados têm até dia 2 para se inscreverem na prova de avaliação de conhecimentos do dia 18 de Dezembro. Governo alargou também locais onde a prova se realizará.

Correio da Manhã
28 de Novembro de 2013 às 19:24
  • ...

Afinal os professores contratados terão até segunda-feira para se inscreverem na prova de avaliação de conhecimentos e capacidades, cuja componente comum será realizada no próximo dia 18. O prazo de inscrição terminava esta quinta-feira às 18h00 e, segundo o Ministério de Nuno Crato, cerca de 37 mil professores inscreveram-se.

 

Além do alargamento do prazo de inscrição, o Ministério da Educação e Ciência resolveu alargar também “os locais de realização da prova” e “os docentes já inscritos poderão alterar o local inicialmente indicado se assim o pretenderem”, lê-se no comunicado enviado ao final desta tarde pelo gabinete de Nuno Crato.

 

Esta prova – que tem o custo de 20 euros –, prevista desde 2007, destina-se aos professores que, sendo detentores de uma qualificação profissional para a docência e não tendo ingressado na carreira docente, pretendam candidatar-se ao exercício de funções docentes nos concursos de selecção e recrutamento de pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Segundo os números avançados pelos sindicatos há mais de 40 mil nesta situação.

 

Desta prova ficam dispensados os contratados que já conseguiram colocação este ano. Os professores que obtiverem aprovação nesta prova só voltarão a repeti-la daqui a cinco anos e os professores contratados com cinco ou mais anos de serviço que não obtenham aprovação podem ser admitidos aos concursos que se realizem até 31 de Dezembro de 2014. Os que tenham menos de cinco anos e que não obtenham aprovação no exame só podem concorrer a colocação no ano lectivo seguinte (2015-2016).

 

Os sindicatos têm-se manifestado contra a realização desta prova que consideram “absurda”. Já entregaram providências cautelares, não tendo tido ainda resposta dos tribunais, e entretanto já marcaram greve para o dia da realização da prova. Ainda assim, Mário Nogueira da Fenprof aconselhou os professores a inscreverem-se na prova, assim como outros sindicalistas.

 

A componente específica desta prova, que tem como objectivo avaliar o domínio dos conhecimentos e capacidades específicos essenciais para a docência em cada grupo de recrutamento e nível de ensino, realiza-se entre 1 de Março e 9 de Abril de 2014.

Ver comentários
Saber mais escolas professores prova educação Nuno Crato
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio