Notícia
Buffett doa 1,9 mil milhões de dólares para caridade
Warren Buffett entregou 1,92 mil milhões de dólares a entidades de caridade este ano, naquele que é o seu maior donativo desde a crise financeira de 2008.
06 de Julho de 2010 às 14:40
O multimilionário Warren Buffett, que prometeu doar 99% da sua fortuna para beneficência, doou este ano 1,92 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros). Esta é a maior entrega que o CEO da Berkshire Hathaway e lendário investidor faz desde a crise financeira de 2008.
O donativo feito à fundação gerida por Bill e Melinda Gates, em acções da firma gerida e detida por si, cresceu para 1,6 mil milhões de dólares, de 1,25 mil milhões de dólares no ano passado. Acrescem ainda contribuições no valor de 328 milhões de dólares a fundações da sua própria família, segundo um comunicado citado pela Bloomberg.
O número de acções que entrega diminui em 5% a cada ano, sendo que o benemérito espera que a valorização normal dos títulos compense a diminuição do número de títulos que dá todos os anos.
“É positivo que ele esteja a cumprir o plano”, disse o presidente e fundador do Instituto Americano de Filantropia, Daniel Borochoff à Bloomberg. “Outros beneméritos estão a reduzir os seus donativos” depois da crise financeira internacional, acrescentou.
"The Giving Pledge"
Promovida por si e pelo casal Gates, "The Giving Pledge", convida individualidades e famílias norte-americanas a entregarem “a maior parte da sua riqueza à filantropia ou a organizações de caridade durante a sua vida ou após a sua morte”.
Nos últimos cinco anos Warren Buffett entregou mais de 9 mil milhões de dólares em acções da firma que controla e é um dos autores da “Promessa de Donativo” (The Giving Pledge).
Promovida por si e pelo casal Gates, esta iniciativa convida individualidades e famílias norte-americanas a entregarem “a maior parte da sua riqueza à filantropia ou a organizações de caridade durante a sua vida ou após a sua morte”.