Notícia
Banda larga móvel aumentou em 59% no ano passado
O acesso à Internet através de banda larga móvel aumentou em 59%, no ano passado, alcançado os 3,8 milhões de utilizadores, um valor com os 1,9 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, de acordo com os últimos números divulgados pela Anacom-Autoridade Nacional para as Comunicações.
17 de Fevereiro de 2010 às 12:49
O acesso à Internet através de banda larga móvel aumentou em 59%, no ano passado, alcançado os 3,8 milhões de utilizadores, um valor com os 1,9 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, de acordo com os últimos números divulgados pela Anacom-Autoridade Nacional para as Comunicações.
“Dos utilizadores de banda larga móvel existentes, 2,17 milhões estavam activos (57% do total) no último trimestre do ano, mais 9% que no trimestre anterior e mais 87% em termos homólogos”, refere a mesma fonte.
Quanto ao acesso à Internet através do serviço fixo, a Anacom referiu que “o número total de clientes (cerca de 1,9 milhões) aumentou 3,1% no último trimestre do ano e 13% face ao mesmo período do ano anterior”.
Os clientes de “dial-up” continuam a diminuir tendo atingindo os 33 mil, menos 20% que no período homólogo.
As receitas individualizáveis do serviço de acesso à Internet fixa (acumuladas) totalizaram cerca de 426,5 milhões de euros. Estas receitas são provenientes de ofertas stand-alone ou de pacotes multiple play cuja componente Internet é individualizável.
Já as receitas não individualizáveis de pacotes de serviços que integram o serviço de acesso à Internet atingiram cerca de 139 milhões de euros.
No que se refere às receitas do serviço de acesso à Internet móvel, no final de 2009, atingiram 326 milhões de euros, mais 24% que no período homólogo.
Quanto à tecnologia utilizada, o acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser feito maioritariamente por ADSL (57%). “No 4º trimestre de 2009, o modem cabo atraiu, em termos líquidos, cerca de 37% das adesões ao serviço, tendo o ADSL representado cerca de 34%”, refere a mesma fonte.
A rubrica “outros”, que inclui ofertas baseadas em circuitos alugados, FWA e fibra óptica, e que representa 3% do total dos clientes, “apresenta crescimentos muito elevados, acima dos 40%. Esta evolução deve-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra óptica”, acrescenta a mesma fonte.
Assim, nos últimos três meses do ano existiam cerca de 30 mil clientes em Fibra Óptica (FTTH/B), o dobro do registado no trimestre anterior. Do total, cerca de 95% são clientes residenciais.
O grupo PT continua a liderar o mercado, com 44,5% - mais 1,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior -, seguido do grupo ZON que tem 32,2% do mercado.
A Anacom adiantou ainda que se registou um acréscimo líquido de cerca de 54 mil clientes de banda larga fixa ao longo do quarto trimestre.
“Entre os operadores que registaram um maior ganho absoluto de clientes destacam-se o grupo PT e o grupo ZON, com acréscimos de 50 mil e 17 mil novos clientes, respectivamente. De referir que a Cabovisão aumentou o seu número de clientes em 3,4 mil”, adianta a mesma fonte.
Tráfego em crescimento Na Internet fixa, cada cliente gerou, em média, 20,4 GB de tráfego por mês, mais 1,6 GB que no trimestre anterior. tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis (em GB) cresceu 22%, mais 15 pontos percentuais que no trimestre anterior.
O tráfego gerado pelos clientes de banda larga móvel activos, em termos médios (0,81 GB por cliente e por mês), é significativamente inferior ao tráfego médio da banda larga fixa, refere a Anacom.
“A diferença entre o tráfego gerado pelos clientes de banda larga fixa e móvel, dever-se-á aos limites de tráfego das ofertas de banda larga móvel, muito inferiores aos da banda larga fixa, aos preços praticados em cada uma das tecnologias, e aos diferentes perfis dos utilizadores e de utilização destes dois tipos de acesso à Internet em banda larga”, acrescentou o regulador. A taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga situava-se nos 17,6 por 100 habitantes para os acessos fixos e em 35,7 por 100 habitantes para os acessos móveis.
No caso dos acessos fixos este valor aumentou 0,6 pontos relativamente ao registado no trimestre anterior, situando-se 2,2 pontos percentuais acima do período homólogo. No que respeita à banda larga móvel, a taxa de penetração cresceu 3,3 pontos no último trimestre.
“Dos utilizadores de banda larga móvel existentes, 2,17 milhões estavam activos (57% do total) no último trimestre do ano, mais 9% que no trimestre anterior e mais 87% em termos homólogos”, refere a mesma fonte.
Os clientes de “dial-up” continuam a diminuir tendo atingindo os 33 mil, menos 20% que no período homólogo.
As receitas individualizáveis do serviço de acesso à Internet fixa (acumuladas) totalizaram cerca de 426,5 milhões de euros. Estas receitas são provenientes de ofertas stand-alone ou de pacotes multiple play cuja componente Internet é individualizável.
Já as receitas não individualizáveis de pacotes de serviços que integram o serviço de acesso à Internet atingiram cerca de 139 milhões de euros.
No que se refere às receitas do serviço de acesso à Internet móvel, no final de 2009, atingiram 326 milhões de euros, mais 24% que no período homólogo.
Quanto à tecnologia utilizada, o acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser feito maioritariamente por ADSL (57%). “No 4º trimestre de 2009, o modem cabo atraiu, em termos líquidos, cerca de 37% das adesões ao serviço, tendo o ADSL representado cerca de 34%”, refere a mesma fonte.
A rubrica “outros”, que inclui ofertas baseadas em circuitos alugados, FWA e fibra óptica, e que representa 3% do total dos clientes, “apresenta crescimentos muito elevados, acima dos 40%. Esta evolução deve-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra óptica”, acrescenta a mesma fonte.
Assim, nos últimos três meses do ano existiam cerca de 30 mil clientes em Fibra Óptica (FTTH/B), o dobro do registado no trimestre anterior. Do total, cerca de 95% são clientes residenciais.
O grupo PT continua a liderar o mercado, com 44,5% - mais 1,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior -, seguido do grupo ZON que tem 32,2% do mercado.
A Anacom adiantou ainda que se registou um acréscimo líquido de cerca de 54 mil clientes de banda larga fixa ao longo do quarto trimestre.
“Entre os operadores que registaram um maior ganho absoluto de clientes destacam-se o grupo PT e o grupo ZON, com acréscimos de 50 mil e 17 mil novos clientes, respectivamente. De referir que a Cabovisão aumentou o seu número de clientes em 3,4 mil”, adianta a mesma fonte.
Tráfego em crescimento Na Internet fixa, cada cliente gerou, em média, 20,4 GB de tráfego por mês, mais 1,6 GB que no trimestre anterior. tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis (em GB) cresceu 22%, mais 15 pontos percentuais que no trimestre anterior.
O tráfego gerado pelos clientes de banda larga móvel activos, em termos médios (0,81 GB por cliente e por mês), é significativamente inferior ao tráfego médio da banda larga fixa, refere a Anacom.
“A diferença entre o tráfego gerado pelos clientes de banda larga fixa e móvel, dever-se-á aos limites de tráfego das ofertas de banda larga móvel, muito inferiores aos da banda larga fixa, aos preços praticados em cada uma das tecnologias, e aos diferentes perfis dos utilizadores e de utilização destes dois tipos de acesso à Internet em banda larga”, acrescentou o regulador. A taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga situava-se nos 17,6 por 100 habitantes para os acessos fixos e em 35,7 por 100 habitantes para os acessos móveis.
No caso dos acessos fixos este valor aumentou 0,6 pontos relativamente ao registado no trimestre anterior, situando-se 2,2 pontos percentuais acima do período homólogo. No que respeita à banda larga móvel, a taxa de penetração cresceu 3,3 pontos no último trimestre.