Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ajudas à Madeira multiplicam-se

Empresários, empresas, Governo, bancos e instituições estão a mover-se de forma a ajudarem a Região Autónoma da Madeira, que este fim-de-semana foi alvo de um temporal que já vitimou 42 pessoas, fez centenas de feridos e 250 desalojados. Só a Jerónimo Martins vai doar um milhão de euros à região. Por cada litro de combustível vendido em Portugal, a Galp vai doar um cêntimo à Madeira.

22 de Fevereiro de 2010 às 18:04
  • ...
Empresários, empresas, Governo, bancos e instituições estão a mover-se de forma a ajudarem a Região Autónoma da Madeira, que este fim-de-semana foi alvo de um temporal que já vitimou 42 pessoas, fez centenas de feridos e 250 desalojados. Números que ainda poderão aumentar.

O balanço oficial aponta para 42 mortos, mais de uma centena de feridos e cerca de 250 desalojados, na Madeira depois do mau tempo ter assolado a região e provocado estragos que ainda não estão calculados. Estes números poderão ainda aumentar, numa altura em que começaram as diligências no centro comercial, cujo parque de estacionamento subterrâneo ficou completamente inundado.

Para ajudar a Região a superar os estragos e ajudar as vítimas desta catástrofe, vário bancos já abriram contas de solidariedade.

Banca

O Banif abriu no domingo uma conta bancária “com o objectivo de apoiar as vítimas do mau tempo” na Madeira, tendo contribuído, para já, com 50 mil euros, divulgou a instituição em comunicado. A conta bancária, com o NIB 0038.0040.50070070.771.11, tem o título de "Conta Banif Solidariedade Com as Vítimas da Madeira".

O BBVA também já abriu uma conta, cujo NIB é 0019.0001.00200181.689.15, para que as pessoas possam contribuir para ajudar a Região da Madeira. Além desta conta, o banco criou ainda uma linha de crédito 25 milhões de euros de "apoio às famílias e às empresas madeirenses"."Assim, os particulares vão poder recorrer a crédito pessoal até ao montante de 40 mil euros, até três anos, com uma quota final de 45%, a uma taxa fixa de 2% e sem comissões", revela o comunicado do banco.

O BES anunciou esta manhã a abertura de uma conta para donativos (cujo NIB é 0007.0000.00834282.936.23), com uma contribuição inicial de 500 mil euros. Além desta medida, o banco liderado por Ricardo Salgado criou uma linha de crédito “com ‘spread zero’ no no valor de 1,5 milhões de euros para o financiamento de realojamento e reconstrução de habitações e recuperação da actividade económica das micros e pequenas empresas (nomeadamente o comércio local)”.

Também o Barclays tem a partir de hoje uma campanha de angariação de fundos a favor da Região Autónoma da Madeira. O NIB é 0032.0470.00203252.260.41, sendo que a recolha de fundos será não só em Portugal, mas também no exterior.

O Santander Totta também já abriu um conta, com um donativo inicial de 100 mil euros. "A conta está disponível a todas as pessoas que queiram contribuir e ser assim solidárias com as vítimas da Madeira, efectuando um depósito ou uma transferência bancária com o seguinte NIB 0018.0003.22713788.020.21.

Também o Montepio, em associação com a Caritas, aderiu ao movimento de solidariedade. Neste caso, os donativos poderão ser feitos para a conta “Caritas Ajuda Madeira”, com o número 000.10.587824-3 e o NIB número 0036 0000 9910 5878 2439 4.
A Jerónimo Martins vai doar um milhão de euros ao Governo Regional da Madeira, valor que poderá ser usado como os responsáveis madeirenses para o fim que melhor se ajustar às necessidades.

Empresas e instituições

O empresário madeirense, Joe Berardo, também já anunciou que vai doar 5% das receitas dos vinhos da marca "Serras de Azeitão", provenientes da Madeira, até ao fim do próximo mês de Junho, de acordo com um comunicado emitido pela “Bacalhôa – Vinhos de Portugal, SA”.

A nível desportivo, Benfica e Sporting já se disponibilizaram para conceder ajudas e Futebol Clube do Porto agendou já um jogo de beneficiência, onde irá defrontar uma equipa mista do Nacional e do Marítimo, que contará com a presença de Cristiano Ronaldo.

A Fundação INATEL vai disponibilizar as instalações hoteleiras situadas em Santo da Serra, para oferecer abrigo às pessoas que ficaram desalojadas devido ao temporal que afectou a Madeira nestes últimos dias.

A Portugal Telecom e a TMN também lançaram linhas de apoio à Madeira. A partir de hoje, poderá ligar-se para 760 206 070, ou enviar mensagens escritas (SMS) para 61906 e “o valor total resultante das chamadas efectuadas e dos SMS enviados reverterá a favor da Cáritas Diocesana do Funchal”. O valor das chamadas e das mensagens é de 0,60 euros (+IVA).

Já a Galp Energia anunciou o lançamento de uma campanha de solidariedade para contribuir para a reconstrução da ilha, pelo que "durante as próximas duas semanas, a empresa irá doar um cêntimo por cada litro de combustível vendido nos seus postos em todo o território nacional, ao Governo Regional da Madeira para apoiar os esforços de reconstrução e recuperação".

A empresa decidiu enviar de imediato 200.000 euros para a Região Autónoma, a título de adiantamento e decidiu que vai oferecer 20.000 litros de combustível às câmaras municipais das zonas afectadas e à Secretaria Regional do Equipamento Social para apoio directo às viaturas que participarão nas acções de recuperação em curso.


(notícia em actualização)





Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio