Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volume de negócios na indústria cai 0,9% em Janeiro

O volume de negócios na indústria nacional recuou 0,9% em Janeiro, face ao mês anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE). As remunerações e os níveis de emprego também diminuíram relativamente a Dezembro.

18 de Março de 2002 às 11:00
  • ...
O volume de negócios na indústria nacional recuou 0,9% em Janeiro, face ao mês anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE). As remunerações e os níveis de emprego também diminuíram relativamente a Dezembro.

Face ao primeiro mês de 2001, o volume de negócios na indústria cresceu 2,6%, enquanto em termos acumulados nos últimos 12 meses, o índice registou uma progressão de 1,7%.

No mercado nacional, as vendas desceram 3,7% no mês e aumentaram 5,9% em termos homólogos, enquanto no mercado externo verificou-se um incremento de 6,7% relativamente a Dezembro e uma quebra homóloga de 4,4%.

As maiores quebras mensais em termos globais verificaram-se nos segmentos dos bens de consumo e da energia, que recuaram 5,1% e 12%, apesar de apresentarem subidas homólogas de 1,2% e 15,1%, respectivamente.

Nos bens intermédios, as vendas cresceram 11,7% no mês e desceram 1,3% face a Janeiro do ano passado, enquanto os bens de investimento foram responsáveis por uma descida mensal de 2,2% e homóloga de 2,4%.

Por sectores, na produção e distribuição de electricidade, gás e água verificou-se uma diminuição de 8,7% relativamente a Dezembro. No entanto, face ao período homólogo o volume de negócios cresceu 30,7%.

Nas indústrias transformadoras, o índice ganhou 0,6% no mês e caiu 1,4% em termos homólogos, enquanto nas indústrias extractivas verificaram-se aumentos de 5,8% e de 13,3%, respectivamente.

Remunerações e emprego descem; horas trabalhadas aumentam

O nível de emprego na indústria diminuiu 0,2% em Janeiro, face ao mês anterior, com a quebra homóloga a ser mais acentuada, ao cifrar-se nos 5,3%.

O sector da produção e distribuição de electricidade, gás e água foi o principal responsável por esta evolução, com o emprego a recuar 18,2% em termos mensais e 11,5% relativamente ao mesmo mês de 2001.

Por seu turno, as remunerações na indústria recuaram 26,4% relativamente a Dezembro e desceram 0,4% em termos homólogos, com esta tendência a verificar-se na generalidade dos sectores.

As indústrias extractivas foram o único sector em que as remunerações aumentaram face ao período homólogo, com um incremento de 14%. No mês, as quedas foram todas superiores a 15%.

Relativamente às horas trabalhadas na indústria, em Janeiro verificou-se uma progressão mensal de 11%, depois da diminuição da actividade que ocorreu em Dezembro, devido à época do Natal. Em termos homólogos, este indicador desceu 5,6%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio