Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Viagens turísticas sofrem decréscimo de 23,2%

O número total das viagens turísticas, realizadas no primeiro trimestre deste ano pelos residentes nacionais, sofreu um decréscimo de 23,2% face ao mesmo período do ano passado, segundo um...

10 de Julho de 2000 às 19:30
  • ...
O número total das viagens turísticas, realizadas no primeiro trimestre deste ano pelos residentes nacionais, sofreu um decréscimo de 23,2% face ao mesmo período do ano passado, segundo um relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE explica esta quebra pelo facto de «a Páscoa, este ano, ter ocorrido na segunda quinzena de Abril», não etando portante incluída nestes números.

O principal destino das viagens, no primeiro trimeste, foi Portugal. Cerca de 10,7% tiveram como destino o estrangeiro, com um acréscimo de 1,8 pontos percentuais em relação ao período homólogo do ano anterior.

Os motivos profissionais/negócios representaram o maior número médio de viagens por indivíduo (2,4 viagens), com uma duração média de 4,2 dias, representando a maior despesa média, por indivíduo.

O principal meio de transporte utilizado nas viagens foi o automóvel, com um ligeiro aumento relativamente ao período homólogo, passando dos 71,3% do ano anterior para os 73,3% este ano. Nas viagens realizadas por motivos profissionais/negócios o meio de transporte mais utilizado foi o avião.

Neste período, as viagens organizadas directamente pelo turista foram de 36,9%. O recurso a agências de viagens foi de 7,7% do total das viagens realizadas.

Relativamente à situação sócio-demográfica, o estudo efectuado pelo INE revela que a percentagem de turistas femininos, 51,8%, é superior aos turistas masculinos, 48,2%. Esta situação inverte-se considerando a situação profissional.

Do total da população nacional com mais e 15 anos, 15,6% viajou, menos 3,7 pontos percentuais do que no mesmo período do ano anterior.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio