Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Venda de automóveis ligeiros aumentou 4,8% em 1999

A venda de automóveis ligeiros na Europa ocidental aumentou durante o ano de 1999, revelando um acréscimo de 4,8% em relação ao ano de 1998. Já no que diz respeito ao mês de Dezembro, registou um...

13 de Janeiro de 2000 às 13:23
  • ...
A venda de automóveis ligeiros na Europa ocidental aumentou durante o ano de 1999, revelando um acréscimo de 4,8% em relação ao ano de 1998. Já no que diz respeito ao mês de Dezembro, registou um aumento de 0,3% face ao mesmo período do ano de 1998.

No total foram vendidos mais de 15 milhões de unidades na Europa Ocidental, que inclui a União Europeia (UE), a Islândia, a Noruega e a Suiça. A maioria dos países verificou aumentos significativos, à excepção de Itália, Reino Unido, Dinamarca e Noruega.

As principais causas que explicam este crescimento das vendas são o bom crescimento económico verificado no ano passado, isto é, a diminuição da taxa de desemprego e o aumento dos índices de confiança do consumidor. A redução das taxas de juro e a inflação controlada, foram outros factores que contribuíram para este aumento. Por outro lado, a apresentação de novos modelos, bem como, o incentivo à aquisição de esses novos modelos, por parte das marcas e, a redução fiscal em alguns países da União Europeia (UE) constituíram os principais factores de crescimento da venda de automóveis ligeiros.

Em Portugal, segundo dados ainda estimados, as vendas registaram um crescimento de 10% em 1999 e um decréscimo de 28,9% no mês de Dezembro. Em Portugal foram comercializados cerca de 248 mil automóveis ligeiros.

Quanto à UE, em termos de marcas, o Grupo VW registou 2,836 milhões de automóveis ligeiros vendidos, mantendo deste modo a liderança em relação ao ano de 1998. Na segunda posição, surge o Grupo PSA, detentor das marcas Peugeot e Citroen, com 1,825 milhões de automóveis ligeiros vendidos, recuperando da quinta posição verificada em 1998, anteriormente ocupada pelo grupo de fabricantes japoneses. Os japoneses ocupam, agora, o quarto posto na Europa com 1,727 milhões de automóveis ligeiros vendidos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio