Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Turquia lança ofensiva terrestre ao Curdistão iraquiano

O exército turco lançou uma ofensiva terrestre, com apoio aéreo no Norte do Iraque, com o objectivo de atacar as bases dos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), de acordo com informações do estado Maior turco, avança a agência Reuters.

22 de Fevereiro de 2008 às 13:29
  • ...

O exército turco lançou uma ofensiva terrestre, com apoio aéreo no Norte do Iraque, com o objectivo de atacar as bases dos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), de acordo com informações do estado Maior turco, avança a agência Reuters

A operação inclui uma participação de cerca de 10.000 homens e já avançou cerca de dez quilómetros, segundo a televisão NTV. Por seu turno, os EUA confirmaram a ofensiva de "duração limitada", enquanto o Governo iraquiano assegurou que não tem informação de nada.

"As forças armadas turcas, que dão grande importância à integridade territorial e à estabilidade do Iraque, regressarão a casa dentro do menor tempo possível, quando os seus objectivos estiveram alcançados", realçou um comunicado emitido pelo estado Maior turno, no seu site da Internet.

Fontes do exército confirmaram que na operação participam duas brigadas formadas por milhares de militares e que outros milhares estão à espera para atravessar a fronteira. A televisão turca NTV noticiou que as autoridades enviaram 10.000 soldados para o Norte do Iraque e que avançaram dez quilómetros em território iraquiano. O estado Maior turno adiantou que a ofensiva começou Às 19:00 horas locais, menos duas que em Portugal.

A União Europeia e os EUA têm manifestado preocupação com a possibilidade de uma ofensiva transfronteiriça destabilizar a região, mas não criticaram as intervenções de pequena escala realizadas pela Turquia nos últimos meses.

O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, pediu ontem ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, que sejam respeitadas as fronteiras iraquianas.

Esta ofensiva no Iraque poderá levar a uma nova subida dos preços do petróleo, que têm tocado nos 100 dólares nos últimos dias.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio