Notícia
Trump pode fechar acordo comercial com a China só depois das eleições
É a segunda vez que Trump afirma que gostaria de dar por concluído o acordo comercial com a China após o período eleitoral.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pôs a hipótese de fechar a segunda parte do acordo comercial com a China apenas depois das eleições presidenciais de 2020, que se realizam em novembro.
"Penso que posso querer esperar para finalizar (o acordo) até depois da eleição, porque, ao fazer isso, penso que podemos conseguir um acordo um pouco melhor, ou talvez muito melhor", anunciou Trump à imprensa, na Casa Branca.
Para já, os Estados Unidos e a China elaboraram apenas um acordo parcial, o qual tem assinatura marcada para dia 15 de janeiro. Este entendimento já vem permitir algum alívio nas tarifas, para além de prever o aumento das compras de bens agrícolas dos Estados Unidos por parte da China.
Esta é a segunda vez que Trump aponta para o cenário de terminar as negociações comerciais depois das eleições de novembro. Alguns dias antes de ter sido anunciado o acordo comercial parcial, o presidente dos Estados Unidos confessou: "De certa forma, gosto da ideia de esperar até depois das eleições pelo acordo com a China". As bolsas mundiais estavam a subir, mas inverteram de imediato a seguir a estas declarações.