Notícia
Trigo em máximos históricos vai fazer subir o preço do pão
Carlos Nunes, responsável por uma pastelaria no centro de Lisboa, paga 32 cêntimos por cada quilo de farinha de trigo que usa para fazer pão e bolos. No entanto, pelas notícias que tem ouvido e pela "sondagem" que o seu fornecedor lhe fez, calcula que se
Carlos Nunes, responsável por uma pastelaria no centro de Lisboa, paga 32 cêntimos por cada quilo de farinha de trigo que usa para fazer pão e bolos. No entanto, pelas notícias que tem ouvido e pela "sondagem" que o seu fornecedor lhe fez, calcula que se aproxime um aumento.
No entanto, quando ele aparecer, a opção vai ser reduzir a sua margem de lucro, suportando os custos sozinho. "Não quero passar o aumento para os clientes. O valor do leite tem subido e mesmo assim mantivemos o preço nas meias de leite e nos galões", afirmou.
Apesar desta política do Sr. Carlos Nunes, a maioria dos consumidores já sente nos bolsos o aumento do preço da farinha de trigo. Segundo o presidente da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP), a qual representa cerca de 50% do sector em Portugal, o preço do pão já subiu 25% desde o início do ano. Contudo, como o valor deste cereal mais que duplicou no mesmo período nos mercados mundiais, "a tendência é que o preço continue a aumentar".
Ontem, os futuros do trigo atingiram o seu valor mais alto de sempre. Em Paris, onde é negociado o trigo da Zona Euro, o preço da tonelada atingiu os 293,75 euros. No início do ano, este valor andava em torno dos 131 euros, o que demonstra um aumento de 124% em pouco mais de oito meses. Em Chicago, a principal praça mundial de matérias-primas alimentares, o trigo aumentou 67% em 2007 e também já se encontra no seu valor mais alto de sempre.