Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subida de juros na Zona Euro com impacto negativo no sector da construção

O aumento das taxas de juros está a provocar uma quebra na procura de casa própria entre os consumidores portugueses. Esta redução está provocar ter um impacto negativo no sector da construção, facto comprovado com a diminuição no número de licenciamentos

13 de Setembro de 2007 às 15:22
  • ...

O aumento das taxas de juro está a provocar uma quebra na procura de casa própria entre os consumidores portugueses. Esta redução está a ter um impacto negativo no sector da construção, facto comprovado com a diminuição no número de licenciamentos e de edifícios concluídos em Portugal.

No segundo trimestre deste ano, segundo o INE, foram licenciados cerca de 11 mil edifícios e concluídos mais de 6,5 mil edifícios, correspondendo estes números a variações médias anuais negativas de 10% e 11,7%, respectivamente.

Os dados revelados hoje indicam que do total de edifícios licenciados, 75,7% correspondem a construções novas, enquanto nos edifícios concluídos a importância relativa desse tipo de obra é de 81,7%.

"O número de fogos licenciados e concluídos em construções novas para habitação familiar registou uma variação anual negativa de 8,1% e 10,2%, respectivamente", destaca o INE.

No período em análise foram licenciados edifícios em construções novas para habitação familiar com 2,2 fogos, em média. Considerando os edifícios concluídos, este indicador apresenta o valor de 2,4 fogos.

O INE conclui afirmando que, no mesmo período, os edifícios concluídos em construções novas para habitação familiar registaram, no total do país, uma duração média de execução de 25 meses.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio