Notícia
Sócrates garante que o Governo não vai avançar na privatização de hospitais
O primeiro-ministro garantiu hoje que o Governo não vai avançar no domínio da privatização dos hospitais e deu como um «sinal político» disso mesmo a transformação dos hospitais com gestão empresarial em Entidades Públicas Empresariais (EPE), noticiou a a
O primeiro-ministro garantiu hoje que o Governo não vai avançar no domínio da privatização dos hospitais e deu como um «sinal político» disso mesmo a transformação dos hospitais com gestão empresarial em Entidades Públicas Empresariais (EPE), noticiou a agência Lusa.
José Sócrates, que falava à margem de uma visita ao Centro de Saúde de Odivelas, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde, afirmou que a prevista transformação dos 31 hospitais com gestão empresarial (Hospitais SA) e a sua transformação em EPE é «um sinal claro do Governo».
«Desejamos que haja nos hospitais um sistema empresarial que garanta uma maior flexibilidade e melhores condições para a gestão, mas queremos que sejam empresas públicas», afirmou.
O primeiro-ministro garantiu que «o Governo não quer avançar no domínio da privatização» e que esta mudança - a transformação dos 31 Hospitais SA em EPE - é disso «um sinal político claro».
«Queremos que os hospitais-empresas continuem empresas, mas que continuem públicos e do sector público», disse.
José Sócrates acrescentou que «o Estado deseja que o seu sistema de saúde seja um sistema público, que naturalmente adopte as novas fórmulas que lhe permitam adoptar novas condições de gestão, melhor flexibilidade e melhores condições para servir melhor e para gastar menos».
A reavaliação dos 31 Hospitais SA e a sua transformação em EPE está prevista no programa do Governo, aprovado em finais de Março.