Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sistema de Pensões depende de reforma depois dos 60

Os trabalhadores vão ter prolongar o período de trabalho além dos 60 anos de forma a aliviar o sistema pensionista europeu. Esta é a visão Alan Pickering, presidente da Federação Europeia dos Fundos de Pensões (FEFP), expressa hoje no III Colóquio Interna

07 de Julho de 2004 às 19:16
  • ...

Os trabalhadores vão ter prolongar o período de trabalho além dos 60 anos de forma a aliviar o sistema pensionista europeu. Esta é a visão Alan Pickering, presidente da Federação Europeia dos Fundos de Pensões (FEFP), expressa hoje no III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões, organizado pelo Instituto de Seguros de Portugal, em Lisboa.

O responsável comunicou também que é necessário promover a aprendizagem ao longo da vida de forma que os empregadores possam contratar trabalhadores mais velhos.

Alan Pickering afirmou também que é essencial existir uma parceria entre o sistema de pensões fornecido pelo Estado e o sistema de pensões privado, contestando a perspectiva de muitos que propõem o puro envolvimento de apenas um dos lados. Desta forma considera que é necessário «persuadir, mas não obrigar, os empregados a contribuírem para as suas pensões».

Por último o presidente da FEFP salientou o papel das entidades reguladoras e supervisoras do mercado, afirmando que estas nunca conseguirão a segurança absoluta, pois ela é incomportável. Pickering diz que «não há nenhum fundo de pensões que não tenha risco» e, como tal, a legislação «não pode ser para fundos sem risco».

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio