Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seis principais fogos lavram em Santarém, Castelo Branco, Bragança e Vila Real

A Protecção Civil destacou esta segunda-feira, pelas 19:00, a ocorrência de cinco fogos que lavram nos distritos de Santarém, Castelo Branco, Bragança e Vila Real, indicando que está a ser estudada a eventual necessidade de evacuar algumas localidades.

Reuters
14 de Agosto de 2017 às 21:04
  • ...

"Desde as 00:00 de hoje, o país regista já um total de 121 incêndios florestais. Destes 121 incêndios, apenas quatro não foram já dominados ainda durante o dia de hoje", declarou a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), no segundo 'briefing' do dia.

 

Patrícia Gaspar destacou como ocorrências importantes seis fogos: dois no distrito de Santarém, nos concelhos de Ferreira do Zêzere e de Abrantes; dois no distrito de Castelo Branco, nas localidades de Louriçal do Campo e de Vila de Rei; um em Bragança, no concelho de Macedo de Cavaleiros; e outro em Vila Real, no concelho de Santa Marta de Penaguião.

 

"Mantemos seis planos de emergência de protecção civil activados, um plano distrital e cinco planos municipais", disse a responsável da ANPC.

 

A adjunta de operações da Protecção Civil indicou ainda que todos os reforços de combate aos incêndios florestais se mantêm no terreno, com o auxílio de "24 máquinas de rasto a trabalhar nos diversos teatros de operações em curso" e com o apoio de 620 militares da Marinha, Exército e Força Aérea.

 

Em relação às condições meteorológicas, Patrícia Gaspar afirmou que o cenário para os próximos dias "vai todo ele manter-se muito semelhante" aos últimos dias, prevendo "temperaturas altas, sobretudo no interior, vento, humidades relativas muito baixas e a perder a capacidade de recuperação nocturna".

 

"Por tudo isto, decidiu-se manter o estado de alerta para o dispositivo especial de combate a incêndios florestais no seu nível laranja em todos os distritos do Continente", adiantou a responsável da ANPC, sublinhando que com o cenário meteorológico que se verifica "todo o cuidado é pouco".

 

Sobre a ameaça de populações devido à proximidade dos fogos, Patrícia Gaspar informou que está a ser avaliada a eventual necessidade de evacuar algumas localidades, sobretudo no incêndio que lavra no concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco.

Ver comentários
Saber mais Autoridade Nacional de Protecção Civil Abrantes Vila de Rei Louriçal do Campo Ferreira do Zêzere ANPC Santarém Patrícia Gaspar Castelo Branco Bragança Macedo de Cavaleiros Vila Real Santa Marta de Penaguião Exército e Força Aérea Marinha incêndios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio