Notícia
Secretário do Tesouro dos EUA acredita na recuperação da economia brasileira
Paul O'Neill acredita que a economia brasileira recupere assim que o processo eleitoral termine e afirma que independentemente do desfecho das eleições, os EUA manterão os compromissos que tem com o país.
O receio por parte dos investidores, de uma vitória de Luís Inácio Lula da Silva fez com que a maior economia da América do Sul entrasse numa crise cambial. A taxa de referência dos títulos do tesouro brasileiro caiu mais de um terço devido a esse receio, atingindo hoje, o mínimo dos últimos sete anos.
«Após terminado o ciclo eleitoral estou confiante que a economia brasileira vai recuperar», afirmou Paul O"Neill às agências internacionais.
O real caiu 38% nos últimos seis meses contribuindo assim para o aumento do serviço da dívida que ascende já a metade da mesma, cerca de 302,97 mil milhões de euros.
Apesar de Lula da Silva ter prometido honrar os compromissos da dívida o real caiu hoje pela quarta vez em cinco possíveis com o receio que os investidores comprem dólares.
Lula obteve 46% dos votos nas eleições de domingo passado, o dobro do seu mais directo adversário, José Serra, mas não o suficiente par obter uma vitória na primeira volta. Sendo assim haverá lugar a segunda volta que se realiza no dia 27 de Outubro.