Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sérvia entrega criminoso de guerra mais procurado da Europa

O antigo chefe militar dos sérvios da Bósnia Ratko Mladic, procurado há 16 anos, foi detido "hoje de manhã cedo".

26 de Maio de 2011 às 12:51
  • ...
O antigo chefe militar dos sérvios da Bósnia Ratko Mladic, procurado há 16 anos, foi detido "hoje de manhã cedo", anunciou hoje o Presidente sérvio, Boris Tadic, numa conferência de imprensa.

"Em nome da República Sérvia anuncio que Ratko Mladic foi detido", disse Boris Tadic.

Mladic, considerado o criminoso de guerra mais procurado da Europa, foi detido numa aldeia próxima da cidade de Zrenjanin, no norte da Sérvia.

"Hoje encerramos um capítulo difícil da nossa história recente", disse o Presidente sérvio à imprensa.

O anúncio foi feito cerca de uma hora depois de a rádiotelevisão sérvia B92, ter noticiado que a polícia sérvia tinha detido "há várias horas" um homem identificado como Milorad Komadic, que se suspeitava ser Mladic.

A operação para a detenção, cujo local exato não foi indicado, foi preparada a partir de uma informação segundo a qual Komadic "possuía alguns documentos de identificação de Ratko mladic e era fisicamente muito parecido com ele", noticiou a B92 citando o diário croata Jutarnji List.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Jugoslávia exige desde 1995 a detenção de Ratko Mladic pelo papel durante a guerra da Bósnia (1992-1995).

Mladic foi formalmente acusado de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio, nomeadamente pelo papel no massacre de Srebrenica (Bósnia), no qual cerca de 8000 homens e rapazes muçulmanos foram mortos, e pelo cerco de Sarajevo.

A detenção de Ratko Mladic ocorreu quase três anos depois da de Radovan Karadzic, líder político dos sérvios da Bósnia, detido em Julho de 2008 em Belgrado.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio