Notícia
REN e REE duvidam que MIBEL arranque a 1 de Julho
Os presidentes da Rede Eléctrica Nacional (REN) e da Rede Eléctrica de Espanha (REE) duvidam que o Mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL) arranque na data prevista de 1 de Julho. A falta de avanços na regulação é o motivo apontado pelos dois presidentes
Os presidentes da Rede Eléctrica Nacional (REN) e da Rede Eléctrica de Espanha (REE) duvidam que o Mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL) arranque na data prevista de 1 de Julho. A falta de avanços na regulação é o motivo apontado pelos dois presidentes para a dúvida, de acordo com a Lusa.
José Penedos, presidente da REN e Luis Atienza, presidente da REE, referiram, num seminário sobre os Mercados Eléctricos na Europa que decorreu hoje em Madrid, a falta de regulação do MIBEL chamando a atenção para o facto de o acordo ainda não ter sido rectificado nem por Portugal nem por Espanha.
«A Rede Eléctrica Nacional (REN) e a Rede Eléctrica de Espanha (REE) avançaram no nível que lhes compete, da integração física, mas falta avançar aos níveis económico e legal/regulatório», afirmou José Penedos citado pela Lusa.
Penedos disse ainda que «falta harinizar o regime regulatório e fiscal, não há um regime comum de incentivos nem uma solução comum para os CTM (custos de transição para a concorrência, em Espanha) e CMEC (custos de manutenção do equilíbrio contratual em Portugal).