Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Receitas do turismo serão de 12 mil milhões em 2015

O sector do turismo deverá gerar uma receita directa entre 11 e 12 mil milhões de euros em 2015, quase o dobro do valor estimado para este ano, segundo o relatório do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), hoje divulgado.

21 de Julho de 2006 às 22:00
  • ...

O sector do turismo deverá gerar uma receita directa entre 11 e 12 mil milhões de euros em 2015, quase o dobro do valor estimado para este ano, segundo o relatório do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), hoje divulgado.

O PENT, apresentado em Janeiro, aponta como ambição um forte crescimento do número de turistas estrangeiros em Portugal e a respectiva receita gerada que deverá atingir 6,5 milhões de euros, em 2006, o que representa 11 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2015, as receitas deverão aumentar para valores entre os 11 e os 12 milhões de euros, representando 14% do PIB.

O crescimento das receitas é justificado pelo aumento do número de turistas estrangeiros em Portugal, que, segundo as estimativas hoje divulgadas, deverá subir cerca de 3,7%, passando de 12 milhões de turistas, em 2006, para entre 16,2 e 17,2 milhões de turistas, em 2015.

Este aumento do número de turistas fica, no entanto, abaixo do crescimento mundial de 4,1%. O número de turistas estrangeiros em Portugal caiu 0,1 por cento entre 2000 e 2006.

Programa de Intervenção Turística com dotação de 100 milhões até 2009

O sector turístico vai ter acesso ao Programa de Intervenção Turística (PIT) entre 2007 e 2009, com uma dotação de 100 milhões de euros onde podem apoiar-se os novos pólos de desenvolvimento turístico e os produtos estratégicos.

Numa reunião hoje realizada com associações representantes do turismo, o presidente do Instituto do Turismo de Portugal (ITP), Luís Patrão, apresentou o PIT, fez um balanço do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), anunciado em Janeiro, falou acerca da nova organização do instituto e do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Entre os novos pólos de desenvolvimento no âmbito dos projectos elegíveis para o PIT estão o Alqueva, o Litoral Alentejano, o Douro, o Serra da Estrela, o Oeste, Porto Santos e Açores.

Novo organismo vai planear estratégia e certificar qualidade

O novo instituto público que vai ser responsável pelo sector do Turismo vai ter funções de planeamento estratégico, certificação da qualidade turística, apoio ao investimento e à promoção turística bem como responsabilidades na formação e dinamização de projectos.

A estrutura do instituto Turismo de Portugal foi apresentada hoje pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e pelo presidente do ainda existente Instituto de Turismo de Portugal, Luís Patrão, aos principais responsáveis do sector.

De acordo com informação do Ministério da Economia e da Inovação, o novo instituto, resultado da aglutinação entre o Instituto do Turismo de Portugal, a Direcção-Geral do Turismo, o Instituto de Formação Turística e a Inspecção-Geral de Jogos, vai "actuar sobre os factores de ordenamento, planeamento e desenvolvimento da actividade para o crescimento e sustentabilidade do negócio turístico" e surge no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE).

A nova estrutura terá uma "filosofia organizativa funcional" com unidades produto/destino responsáveis pela definição de linhas de acção, monitorização de resultados e facilitação no desenvolvimento de processos de investimento.

 

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio