Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Spread" da dívida pública a dois anos supera os 400 pontos base

O corte do "rating" da República Portuguesa por parte da Standard & Poor s está a ter um efeito mais pronunciado na dívida de curto prazo, com a "yield" das obrigações do tesouro a 2 anos a disparar para mais de 5%, uma diferença de mais de 400 pontos base face às obrigações comparáveis alemãs.

27 de Abril de 2010 às 17:43
  • ...
O corte do “rating” da República Portuguesa por parte da Standard & Poor’s está a ter um efeito mais pronunciado na dívida de curto prazo, com a “yield” das obrigações do tesouro a 2 anos a disparar para mais de 5%, uma diferença de mais de 400 pontos base face às obrigações comparáveis alemãs.

Na sequência do corte do “rating” da S&P para Portugal, de A+ para A-, a rentabilidade das obrigações do tesouro portuguesas estão em alta de 122 pontos base para 5,176%, o nível mais elevado desde Agosto de 2000.

O “spread” face às bunds alemãs com o mesmo prazo, o que mede o prémio de risco que os investidores exigem para comprar dívida portuguesa em detrimento da alemã, situa-se hoje acima dos 400 pontos base. É que além da forte subida dos juros da dívida portuguesa, a “yield” das bunds alemãs está em queda, com os investidores a refugiarem-se nos activos de menor risco.

No prazo de 10 anos, a “yield” da dívida portuguesa sobe 31 pontos base para 5,503%, o nível mais elevado desde 2001. Nesta maturidade, o “spread face à Alemanha supera os 250 pontos base, o diferencial mais elevado desde pelo menos 1997.

Nas últimas sessões os juros das obrigações do tesouro têm sofrido uma forte pressão, devido à especulação de contágio da crise da Grécia a Portugal.



No mercado dos “credit default swaps” o nível de risco atribuído ao incumprimento de Portugal também atingiu um recorde antes da nota da S&P.

Na dívida grega as “yields” estão a subir 190 pontos base para perto de 15% e a avançar 19 pontos base na dívida a 10 anos, para 9,73%.



Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio