Notícia
Produção industrial espanhola cresce 0,8% em Janeiro
A produção industrial em Espanha cresceu 0,8% em Janeiro, face ao mesmo mês do ano anterior, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) do país vizinho.
O incremento verificado no primeiro mês do corrente ano ficou abaixo das previsões dos analistas, que apontavam para uma subida homóloga de 2%.
A produção de bens de consumo recuou 1% face a Janeiro de 2000 e os bens intermédios, como os materiais de construção, apresentaram uma progressão de 1,4% relativamente ao período homólogo.
O sector da energia registou um crescimento de 1,1%, enquanto a produção de bens relacionados com o capital avançou 3,6% face ao mesmo mês do ano passado.
A produção industrial espanhola foi prejudicada pelo aumento da inflação e pelo nível elevado das taxas de juro, que têm vindo a provocar o abrandamento do consumo privado e consequente descida da procura.
A inflação em Espanha atingiu os 3,8% em Janeiro, acima da meta traçada pelo Banco Central Europeu (BCE), que se situa nos 2%.
A principal taxa de juro do BCE, ou REFI, está actualmente nos 4,75%, com os analistas a preverem uma descida do preço do dinheiro na Zona Euro até final do primeiro semestre deste ano.