Notícia
Produção industrial em França cresce menos que o esperado
O índice de produção industrial francês cresceu, em Agosto, 0,3%. Um valor abaixo dos 0,6% esperados após ter, em Julho, registado uma descida de 0,8% em relação ao mês anterior.
A possibilidade de guerra no Iraque, as baixas vendas e a manutenção do índice de confiança da indústria manufactureira no mínimo dos últimos seis meses são os factores que têm condicionado a expansão da produção industrial.
A ameaça de guerra e o receio de novos ataques terroristas depois de se ter registado mais um na Indonésia, não contribuem para a confiança das economias.
Outro factor é a subida do desemprego. Com os consumidores a gastarem menos, as empresas vêem-se forçadas a cortar custos e os postos de trabalho são os primeiros a sofrer a austeridade.
A taxa de desemprego francesa é a segunda maior entre os sete países mais industrializados do mundo, logo a seguir à Itália. Segundo estimativas do Governo francês, no final do ano, situar-se-á este indicador nos 9,3%, o que representa uma subida de 0,3 pontos percentuais desde o mês de Agosto.