Notícia
Produção Industrial do Reino Unido inalterada em Janeiro
A produção industrial do Reino Unido manteve-se inalterada em Janeiro, depois de ter recuado 0,6% no mês anterior, com este indicador a reflectir a descida da produção de equipamentos para telecomunicações anunciou hoje o Governo britânico.
Relativamente ao mesmo período do ano anterior, a produção industrial britânica registou uma progressão de 1,1%.
A produção de bens manufacturados, que representa cerca de 80% do índice, desceu 0,9% em Janeiro, face a Dezembro, naquele que foi o maior recuo desde Agosto de 1997.
O segmento da produção de telefones e equipamentos para telecomunicações apresentou uma drescida de 29% no mês. Caso não fossem contabilizados estes números, a produção industrial teria subido 0,35% face a Dezembro.
O abrandamento da produção ao longo dos últimos meses indicia um recuo no consumo privado da segunda maior economia da União Europeia (UE), que poderá afectar o ritmo de crescimento económico daquele país.
No último trimestre de 2000, a economia do Reino Unido cresceu 0,3%, depois de progredir 0,7% nos três meses anteriores.
O Banco de Inglaterra desceu em Fevereiro a sua principal taxa de juro em 25 pontos base para os 5,75%, na tentativa de impulsionar a economia britânica.