Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Procuradoria alemã investiga responsável do Morgan Stanley e político alemão

A procuradoria alemã abriu uma investigação que envolve o banco americano, Morgan Stanley e o antigo líder do estado alemão de Baden-Wuettemberg, Stefan Mappus. Em causa está a renacionalização da EnBW, do grupo francês de energia EDF, em 2010.

11 de Julho de 2012 às 17:24
  • ...
Mappus pode ser acusado de abuso de confiança e Dirk Notheis, então membro do Morgan Stanley e responsável de operações na Alemanha e na Áustria, pode ser acusado de cumplicidade, de acordo com a Reuters. Um porta-voz do Morgan Stanley confirmou em comunicado “a presença de um procurador do gabinete do Ministério Público de Stuttgart nas instalações da empresa” e garantiu que o banco “está a colaborar com a procuradoria durante a investigação”.

Em Junho os jornais alemães publicaram cópias dos e-mails trocados entre Notheis e Mappus em 2010, quando o estado de Baden-Wuettembergm dirigido por Mappus estava a tentar comprar 45% da EnBW. Nas mensagens publicadas Notheis sugeria a Mappus como reduzir o tempo para debate político da renacionalização da empresa.

Um relatório do governo, citado pelo Ministério Público, refere que o preço pago pelo estado de Baden-Wuerttemberg, 4,7 mil milhões de euros, foi, pelo menos, 180 milhões de euros acima do valor da empresa. De acordo com um outro relatório, realizado pela auditora Warth&Klein Grant Thornton, o Estado pagou a mais 840 milhões de euros, afirmou o governo do estado em comunicado.

Ver comentários
Saber mais Morgan Stanley Alemanha justiça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio