Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Principais marcas vão absorver em Espanha o aumento do IVA

Novas taxas entram em vigor neste sábado, 1 de Setembro.

Lusa 28 de Agosto de 2012 às 10:12
Marcas como Mercadona, Inditex (dona da Zara), Ikea ou Carrefour anunciaram já que vão absorver, sem o passar ao cliente, o aumento do IVA que entra em vigor em Espanha a partir de 1 de Setembro.

Em causa está o aumento da taxa máxima, de 18 para 21%, e da taxa intermédia, que cresce de 8 para 10%, com vários produtos a passarem da taxa reduzida (4%) ou intermédia, para a taxa máxima.

Uma das primeiras marcas a anunciar a sua intenção de absorver o aumento do IVA foi a Inditex, seguindo-se várias marcas espanholas e estrangeiras que pretendem evitar que o aumento do imposto afecte a campanha depois do Verão.

Os maiores receios prendem-se especialmente com as alterações, na véspera da abertura do ano escolar, no IVA aplicado ao material escolar, que passa de 4% para 21%, ainda que livros (e jornais e revistas) se mantenham com a taxa 'super-reduzida', como é conhecida em Espanha.

Outra das áreas afectadas pela mudança é o sector da hotelaria e restauração, que passará a aplicar a nova taxa de 10% (antes era de 8%), com aumentos para 21% em salas de espectáculos, por exemplo.

Da taxa reduzida para a máxima (21%) passam vários produtos, como flores e plantas ornamentais, serviços de cabeleireiro, de estética e de beleza. Também os serviços prestados na área do desporto e educação física passam para a taxa máxima.

Na área da cultura passam a estar sujeitos a 21% de IVA os serviços prestados por intérpretes, artistas, directores e técnicos, produtores de cinema e os organizadores de obras teatrais e musicais.

Isentos de impostos permanecem, porém, os serviços de artistas plásticos, escritores, colaboradores literários, gráficos e fotojornalistas ou compositores musicais. Para a taxa de 21% passam ainda os serviços de assistência sanitária, dental e curas termais, a cirurgia estética, tratamentos de emagrecimentos e massagens, além dos serviços veterinários.

Outra das alterações ocorre no imposto aplicado na compra de casa, com o Banco central de Espanha a precisar que, em operações realizadas até 31 de Dezembro deste ano, se continuará a aplicar a taxa 'super-reduzida' de 4%, que aumentará para 10% a 1 de Janeiro de 2013.

Ver comentários
Saber mais Espanha IVA aumento marcas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio