Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Predisposição de consumo das famílias em máximos de 17 anos

GFK prevê um aumento de 1,5% a 2% no consumo das famílias na União Europeia. A propensão para comprar em Portugal está no valor mais alto desde 2000.

Reuters
09 de Fevereiro de 2018 às 12:11
  • ...

Em Portugal, a propensão para comprar alcançou o pico do ano (13,8 pontos) em Dezembro. A última vez que o indicador esteve acima deste valor foi em Março de 2000, revela o índice do "Clima de Consumo na Europa" da GfK  relativo ao último trimestre de 2017, divulgado esta sexta-feira.

As expectativas de rendimentos dos portugueses também são bastante positivas. Em Dezembro de 2017, o indicador atingiu os 29,8 pontos. O valor mais alto do ano foi registado em Novembro: 33,5 pontos. Segundo a GFK, os portugueses estão a comprar mais electrodomésticos e telemóveis mais caros, factor também impulsionado pelo dinamismo do sector imobiliário.

Olhando para o conjunto da União Europeia, a confiança dos consumidores continuou a crescer ligeiramente no final de 2017. Em Dezembro, o índice do "clima de consumo da Europa" da GfK atingiu os 21,1 pontos, o valor mais alto dos últimos 10 anos. Para 2018, a consultora prevê "um aumento de 1,5 a 2% (em termos reais) no consumo das famílias na União Europeia (UE). Segundo Rolf Bürkl, especialista em consumo desta empresa de estudos de mercado, "a economia europeia continuará a ser impulsionada pelo consumo privado."

Estas avaliações positivas por parte dos consumidores estão em linha com os dados da Comissão Europeia, que apontam para um crescimento de 2,3% do PIB na UE em 2018.

No último trimestre do ano passado, as expectativas de rendimentos registaram, em média, um crescimento de dois pontos na Europa, atingindo os 15 pontos. A propensão para comprar melhorou um ponto face a Setembro, fechando o ano próxima dos 21 pontos. Neste indicador, a Polónia e a Áustria registaram as maiores subidas.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Portugal Clima de Consumo Europa GfK UE Comissão Europeia economia negócios e finanças consumo famílias consumidores compras telemóveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio