Notícia
Portugueses voltam a ir ao restaurante
Pela primeira vez desde 2012, há mais famílias a consumir fora de casa, em cafés e restaurantes. Em contrapartida, fazem menos compras nos supermercados, de acordo com os dados recolhidos pela Kantar Worldpannel e divulgados pelo jornal Público e pelo Jornal de Notícias.
O consumo dos portugueses fora de casa aumentou no primeiro semestre do ano, pela primeira vez desde o início da crise. A conclusão é da empresa de estudos de mercado Kantar Worldpannel, numa análise citada esta sexta-feira, 10 de Julho, pelo jornal Público e pelo Jornal de Notícias. Em contrapartida, verifica-se uma redução nas compras nos supermercados: menos 3,8% na quantidade de comida e bebida adquirida nos supermercados.
O trabalho "Retrato do shopper português no grande consumo" conclui também que há menos 5% de pessoas a levar comida para o emprego, uma tendência que se acentuou consideravelmente desde o início da crise, com os cortes nos rendimentos, aumentos de impostos e, concretamente ao nível da restauração, o aumento do IVA para os 23%.
Por outro lado, as famílias frequentaram menos os supermercados, uma redução de 0,9%. Em média, os portugueses deslocaram-se 60,7 vezes a lojas e supermercados, o que compara com 61,6 vezes em 2014 e as 63,7 vezes em 2011, antes de a troika chegar.
Segundo a Kantar Worldpannel, são as promoções que continuam a ter um papel dominante na definição das escolhas dos consumidores. Assim, no primeiro semestre, em cada cem compras, 56,9 incluíram, pelo menos, um produto com descontos. Em 2014, as famílias pouparam, em média, 67 euros devido às promoções.