Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança das famílias deteriora-se. Empresários estão mais confiantes

A confiança dos consumidores voltou a cair em Junho, enquanto os empresários estão mais confiantes, com o sector dos serviços a verificar melhorias significativas deste indicador.

Bruno Simão/Negócios
29 de Junho de 2015 às 10:15
  • ...

O indicador de confiança dos consumidores caiu para -20 pontos, em Junho, representando o terceiro mês consecutivo de queda deste indicador, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

A contribuir para esta degradação está a queda de expectativas em relação à situação financeira do agregado familiar nos próximos 12 meses, à situação económica do país, ao desemprego e à capacidade de poupança. Ou seja, os portugueses estão pessimistas em relação ao próximo ano, o que está a afectar o indicador de confiança.

 

Já ao nível dos empresários as leituras não são unânimes, apesar do indicador de clima económico – que agrega os vários sectores de actividade – ter melhorado de 1,1 pontos para 1,3 pontos.  

 

A contribuir para esta melhoria está a indústria transformadora, cujo indicador melhorou, com a percepção em relação à expectativa de procura e produção. Os empresários do sector dos serviços também estão mais confiantes, com o indicador a aumentar de 2,0 para 3,7 pontos. Neste último caso os resultados da actividade dos últimos três meses contribuir fortemente para esta melhoria, já que a leitura foi positiva pela primeira vez em oito meses. Melhor está também a expectativa em relação aos próximos três meses.

 

O comércio verificou uma estabilização de confiança, com o retalho a verificar uma subida significativa de confiança, enquanto o comércio por grosso registou uma forte queda.

 

O sector da construção voltou a verificar uma deterioração de expectativas, depois de no mês anterior ter melhorado. A carteira de encomendas actual melhorou, mas para os próximos meses as expectativas deterioraram-se.

 

Ver comentários
Saber mais confiança INE famílias empresários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio