Notícia
Portugueses escolhem território nacional como destino preferido
O principal motivo de viagem dos cidadãos nacionais, nos primeiros três meses do ano, foi o lazer, destacando-se a região centro como a mais visitada. Usam predominante o automóvel como meio de transporte e o gasto médio de um turista nacional ronda os 54
O principal motivo de viagem dos cidadãos nacionais, nos primeiros três meses do ano, foi o lazer, destacando-se a região centro como a mais visitada. Usam predominante o automóvel como meio de transporte e o gasto médio de um turista nacional ronda os 54,10 euros diários.
O estudo hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística, denominado «Viagens Turísticas dos Residentes», demonstrou que Portugal foi o principal destino de férias dos portugueses no primeiro trimestre do ano. A região centro, com 38,8% das dormidas, foi a mais procurada.
Os viajantes neste período alegaram motivos de férias em 44,7% dos casos, sendo que a visita a familiares e amigos foi a segunda razão mais apontada, com 34,4%. As viagens de negócios quedam-se pelo terceiro lugar e, somente neste tipo de deslocação, existe maior peso do sexo masculino.
O meio de deslocação foi essencialmente o automóvel, utilizado em 76,8% das viagens, à frente do transporte aéreo e por autocarro, com 10,3% e 6,8%, respectivamente. Ainda se pode verificar que o gasto médio de um viajante em férias é de 54,1 euros contra os 73,59 de uma pessoa que se desloca em trabalho. Estes últimos demoram, em média, 4,8 noites nas suas viagens negociais, enquanto que as pessoas em recreio demoram 3,1 noites.