Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal com novos focos da doença da “língua azul”

O estado português comunicou a Bruxelas um novo foco da doença catarral,  conhecida por "língua azul" – que afecta os bovinos, ovinos e caprinos, e não comporta risco para a saúde pública – no início deste mês, de acordo com os serviços da Comissão E

09 de Novembro de 2006 às 13:14
  • ...

O estado português comunicou a Bruxelas um novo foco da doença catarral,  conhecida por "língua azul" – que afecta os bovinos, ovinos e caprinos, e não comporta risco para a saúde pública – no início deste mês, de acordo com os serviços da Comissão Europeia.

As zonas de restrição irão ser estendidas em Portugal, mas também na Alemanha e na Sardenha, onde foram igualmente encontrados novos focos.

Em comunicado, a Comissão adianta que Portugal divulgou aos seus serviços um novo foco da doença da "língua azul", embora do mesmo tipo existente na Europa do Sul "há anos", esclarece.

Bruxelas adianta que existe já uma zona de restrição em Portugal, na sequência de focos anteriormente detectados, e que cobre várias regiões do Algarve, Alentejo, parte do Ribatejo e Oeste e da Beira Interior. A zona será contudo aumentada agora para cobrir mais áreas da região do Ribatejo e a Oeste, adianta.

Na Itália, mais precisamente na ilha da Sardenha, foi detectada uma variante "exótica" do vírus da doença catarral, "diferente dos que afectaram qualquer parte da Europa até agora", dizem os serviços da Comissão, informados na segunda-feira passada pelas autoridades locais.

Bruxelas avança a possibilidade do mesmo ter origem no norte de África, sendo os insectos a fonte de transmissão. Um novo perímetro de 20 quilómetros em torno do local do novo foco foi agora delimitado para todos os ruminantes.

Também na Alemanha a decisão foi de aumentar o perímetro restritivo, devido a ocorrência de novos focos. A zona cobre agora as regiões de  Baden-Württemberg, Bayern e Niedersachsen.

O vírus, conclui a Comissão, continua a alastrar pelo Norte da Europa, com 1.600 focos confirmados desde que o primeiro caso foi divulgado nos Países Baixos em meados de Agosto.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio