Notícia
Portugal com crescimento abaixo do potencial desde 2001
A economia portuguesa está a evoluir abaixo do seu potencial de crescimento desde 2001, último ano em que o desvio do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o potencial de crescimento económico do país foi positivo. Desde então, este referencial foi
A economia portuguesa está a evoluir abaixo do seu potencial de crescimento desde 2001, último ano em que o desvio do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o potencial de crescimento económico do país foi positivo. Desde então, este referencial foi sempre negativo e deverá mesmo agravar-se nos próximos anos.
As previsões de Primavera da OCDE não deixam margem para dúvidas: em 2001, a variação do PIB em Portugal suplantou o crescimento potencial da economia em 1,8% desse mesmo potencial, mas a partir de então, esta relação tem sido sempre negativa.
Em 2002 foi de -0,5%, em 2003 de -3,4% e, no ano passado, terá sido de -3,8%. Uma situação que se deverá agravar ainda mais este ano, com o crescimento da economia a ficar 4,4% abaixo do seu potencial de crescimento.
Em 2006, esta tendência de agravamento será quebrada, mas a economia continuará a crescer abaixo do seu potencial (-3,7%).