Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal cai três lugares no “ranking” dos países mais competitivos do mundo

O Fórum Económico Mundial divulgou hoje o “ranking” dos países mais competitivos do mundo, com Portugal a perder três posições, para a 34ª, ao ser ultrapassado pela Tunísia, Barbados e Emirados Árabes Unidos. Angola passou a integrar o “ranking”, surgindo

26 de Setembro de 2006 às 10:33
  • ...

O Fórum Económico Mundial divulgou hoje o "ranking" dos países mais competitivos do mundo, com Portugal a perder três posições, para a 34ª, ao ser ultrapassado pela Tunísia, Barbados e Emirados Árabes Unidos. Angola passou a integrar o "ranking", surgindo em último lugar entre 125 países.

Portugal surge em 34º lugar no "ranking" dos 125 países mais competitivos do mundo em 2006-2007, três lugares abaixo da posição 31º que ocupava em 2005.

Esta queda deve-se à inclusão pela primeira vez de Barbados, que surge em 31º lugar, bem como pelo facto de Tunísia ter subido sete lugares, de 37 para 30, e os Emirados terem mantido o 32º lugar.

Portugal recebe uma classificação de 4,60 pontos, um "score" que inferior a uma série de países, como a Eslovénia (33º), Espanha (28º) e República Checa (29º).

Abaixo de Portugal surgem a Tailândia, a Letónia e a Eslováquia. Entre os países da Zona Euro com classificação inferior a Portugal surgem apenas a Itália (42º) e a Grécia (47º).

Angola, tal como outros países, passou a figurar no "ranking" do Fórum Económico Mundial, mas está no último lugar, entre 125 países. Moçambique ocupa a 121º. Brasil desceu de 57º para 66º.

O "ranking" deste ano é liderado pela Suíça, que destronou os Estados Unidos. A maior economia do mundo recuou para a sexta posição entre as mais competitivas do mundo.

Bom na saúde e educação, mal na economia

A pontuação geral atribuída a cada país pelo Fórum Económico Mundial resulta da conjugação da classificação dada a vários aspectos de cada país.

No "ranking" de recursos básicos, (que agrupa os quatro primeiros lugares) Portugal ocupa também a 34ª posição, a mesma do índice geral.

Nos dois primeiros dos nove pilares definidos pelo Fórum a classificação de Portugal está acima da pontuação global. Na qualidade das instituições Portugal surge em 28º lugar e nas infra-estruturas em 26º.

O pior resultado é obtido no terceiro pilar, o da macroeconomia, onde o nosso país surge no 80º lugar. Já o melhor resultado de todos os sub-índices é obtido na saúde e educação primária, onde Portugal surge no 16º lugar.

Na formação (5º pilar) Portugal está no 37º lugar e na eficiência de mercado (6º pilar) surge em 38º.

Para ver o relatório completo clique aqui, ou em www.weforum.org/gcr

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio