Notícia
Portugal cresce acima da Zona Euro no quarto trimestre
O crescimento da economia portuguesa superou o da Zona Euro no quarto trimestre, revelou o Eurostat , o gabinete de estatísticas da União Europeia.
Portugal fechou 2016 a crescer mais que a Zona Euro, tanto em termos homólogos, como face ao trimestre anterior, avança o Eurostat esta terça-feira, dia 7 de Março. Ainda assim, no conjunto do ano, a economia nacional divergiu da região com moeda única.
O crescimento do PIB de 2% em termos homólogos e de 0,6% face ao terceiro trimestre do ano passado superou o registado na média da Zona Euro, que ficou pelos 1,7% e 0,4%, respectivamente.Os dados nacionais que já tinham sido avançados pelo INE surpreenderam pela positiva, e colocam Portugal à frente da média da Zona Euro no final do ano, e permitiram um crescimento anual de 1,4%. Este valor fica ainda assim atrás dos 1,7% conseguidos na região com moeda única.
No quartro trimestre, a procura interna cresceu 2,5%, o valor mais elevado em ano e meio. Por trás desta variação está um consumo privado mais robusto (3,1%), mas também uma recuperação do investimento que regressou finalmente a terreno positivo, com um crescimento de 3,9% (no que diz respeito à formação bruta de capital fixo), explicou o INE.
Na vertente externa, as exportações de bens e serviços até aceleraram para 6,4%, mas as importações registaram um ímpeto ainda maior, com uma variação homóloga de 7,3%. Esta maior força das importações no final do ano - possivelmente influenciada pelo crescimento do investimento - resulta num contributo negativo da procura externa líquida para o PIB, no valor de -0,6 pontos percentuais. Por outro lado, a procura interna deu um contributo positivo de 2,5 pontos.