Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

População mais qualificada mais do que duplicou nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto

Entre 2001 e 2011 mais do que duplicou a população residente no território "(sub) urbano novo qualificado", tanto no Porto como em Lisboa. Já os territórios que se distinguem pela "imigração" cresceram sobretudo em Lisboa.

Paulo Duarte/Negócios
24 de Julho de 2014 às 12:10
  • ...

As duas áreas metropolitanas – de Lisboa e Porto – tornaram-se mais "qualificadas" no espaço de uma década, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) que esta quinta-feira, 24 de Julho, divulgou a "Tipologia Socioeconómica das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto".  Esse padrão territorial mais qualificado justifica-se pela mais do que duplicação da população residente no território considerado "(sub) urbano novo qualificado" e pela quebra para metade da população residente no "(sub) urbano não qualificado".

 

Na área metropolitana de Lisboa "o alargamento da suburbanização qualificada abrangeu sobretudo as subsecções estatísticas localizadas nos designados eixos de expansão suburbana", nomeadamente os concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras, Odivelas, Seixal e Almada. Já na área metropolitana do Porto, esse processo de qualificação notou-se sobretudo em municípios limítrofes do Porto como Matosinhos, Maia a Vila Nova de Gaia, detalha a publicação do INE, que indica ainda outros territórios como "Mafra, Vila Franca de Xira, Montijo, Palmela e Setúbal" bem como mais a norte "Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira e São João da Madeira".

 

Já no que diz respeito aos "espaços de imigração", caracterizados por terem uma maior incidência de população estrangeira e de população de diferentes religiões, esta cresceu mais na área de Lisboa, que em 2011 reunia 12% da sua população nestes territórios, do que no Porto, que no mesmo ano reunia apenas 2% da sua população em espaços de imigração.

 

As duas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto constituídas por 18 municípios e 17, respectivamente, representavam em 2011 43% da população residente no País. 

Ver comentários
Saber mais Lisboa Porto população INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio