Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pires Lima: Portugal vai apresentar bons projectos ao "plano Juncker"

O ministro da Economia mostrou-se confiante na capacidade de Portugal ver aprovados vários projectos ao abrigo do novo plano de investimento da Comissão Europeia.

Miguel Baltazar/Negócios
16 de Março de 2015 às 16:35
  • 6
  • ...

O ministro da Economia, António Pires de Lima, está confiante de que Portugal conseguirá ver seleccionados vários projectos no quadro do plano de relançamento do investimento na Europa, que foi esta tarde apresentado em Lisboa pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen.

 

"Portugal não terá dificuldade em apresentar bons projectos, com efeitos já nos últimos meses de 2015, e depois 2016 e 2017", afirmou o ministro.

 

Em declarações aos jornalistas, à margem da conferência "Relançar o investimento em Portugal", Pires de Lima não concretizou mas lembrou terem sido já identificados projectos na área das interligações das redes energéticas e infra-estruturas de transportes, designadamente portuárias e ferroviárias.

 

O Fundo Europeu de Investimento Estratégico (FEIF), através do qual Bruxelas pretende viabilizar pelo menos 300 mil milhões de euros de novos investimentos no prazo de três anos, exige, porém, o envolvimento do sector privado. "Para que exista investimento é preciso existirem bons projectos", salientou Pires de Lima, acrescentando que a exigência de associação de investidores privados fornece uma garantia de cuidado acrescido na própria selecção dos projectos.

 

Instado a comentar os reparos do FMI, o ministro assegurou que o esforço reformista do governo não esmoreceu com a aproximação das eleições do Outono, tendo prometido avançar com mudanças estruturais no domínio dos transportes. O ministro falava na sede da Gulbenkian, antes de se dirigir ao Porto de Sines.

Ver comentários
Saber mais António Pires de Lima vice-presidente da Comissão Europeia Jyrki Katainen Fundo Europeu de Investimento Estratégico FEIF plano Juncker
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio