Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Thomas Piketty dá hoje conferência em Lisboa

O autor do best-seller "O Capital no Século XXI", sobre desigualdade na concentração de riqueza, está esta segunda-feira em Lisboa e dá uma conferência aberta ao público em geral. É na Fundação Calouste Gulbenkian, pelas 18h30.

Bloomberg
27 de Abril de 2015 às 12:11
  • ...

O economista francês Thomas Piketty dá esta segunda-feira, 27 de Abril, uma conferência na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Piketty, autor do best seller "O Capital no Século XXI", sobre a evolução histórica do capital e desigualdade económica, é a nova estrela da economia e a sua obra tem milhões de leitores em todo o mundo, com vendas acima de 1,5 milhões  – em Portugal, o livro já vai na terceira edição.

 

Piketty encontra-se esta manhã com o secretário-geral do PS, António Costa, o dirigente do Livre Rui Tavares e o ex-reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa. Almoçará com o vereador da Câmara de Lisboa João Afonso e com o dirigente do partido Livre, e ex-eurodeputado, Rui Tavares.

 

No seu livro, o conhecido economista – ao qual a revista "The Economist" chamou "o Marx dos tempos modernos" - defende que o aumento da desigualdade no mundo desenvolvido é potenciado sobretudo pela acumulação de riqueza por parte de quem já é rico. Foi elaborado na sequência de mais de uma década de investigação histórica, em que o autor analisou a evolução histórica da concentração de riqueza e das desigualdades económicas desde o início da Revolução Industrial.

 

Traduzido em várias línguas, o livro foi sobretudo um êxito de vendas nos Estados Unidos, onde esteve 22 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times  e onde Piketty foi convidado a reunir-se com conselheiros do Presidente Barack Obama

 

Em Janeiro deste ano, Thomas Piketty recusou a nomeação para a Legião de Honra, a mais alta condecoração atribuída pelo Estado Francês.  Na altura, em declarações à agência noticiosa AFP, Thomas Piketty justificou a sua decisão: "Acabei de tomar conhecimento que fui proposto para a Legião de Honra. Recuso esta nomeação porque penso que não é o papel de um Governo decidir quem é honrado". "Fariam melhor [o Executivo] em dedicar-se a relançar a economia na França e na Europa", acrescentou, citado pela Lusa.

 

A conferência, aberta ao público em geral, acontecerá ao final da tarde, pelas 18h30, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Ver comentários
Saber mais Thomas Piketty O Capital no Século XXI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio