Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Passos e Rajoy começam cimeira ibérica com quase 40 minutos de atraso

A 28.ª Cimeira Luso-espanhola começou esta segunda-feira com quase 40 minutos de atraso, tendo o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, recebido o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, no Parador de Baiona.

Paulo Duarte/Negócios
22 de Junho de 2015 às 10:47
  • ...

No Parador de Baiona, a comitiva espanhola liderada por Mariano Rajoy recebeu o homólogo português, aperto de mão que aconteceu às 11h08 (hora espanhola), quase 40 minutos depois em relação ao que estava previsto no programa oficial.

 

Os dois chefes de Estado ouviram os hinos nacionais de ambos dos países, tendo o português sido o primeiro.

 

Para além de Pedro Passos Coelho, destaque para os ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, Administração Interna, Anabela Rodrigues, Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, Ambiente, Moreira da Silva, Ambiente, Pedro Mota Soares.

 

Fazem parte ainda da comitiva os secretários de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e do Turismo, Adolfo Mesquita.

 

Apesar do encontro luso-espanhol, a verdade é que será a Grécia a marcar o dia já que hoje realiza-se uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro, convocada de urgência na quinta-feira pelo presidente do Conselho Europeu para discutir a situação grega.

 

O problema grego - numa altura em que uma saída da união monetária é uma possibilidade - será assim um tema de conversa entre o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

 

Portugal e Espanha vão assinar pelo menos quatro acordos na cimeira luso-espanhola, entre os quais um novo acordo de cooperação bilateral em matéria de Defesa (que substitui o acordo vigente desde 1998), um acordo administrativo sobre trasladação de cadáveres, "um convénio para a reabilitação da ponte sobre o rio Guadiana" e "um memorando de cooperação e assistência técnica em matéria de política social, de emprego e segurança social, que cobre várias áreas".

 

Os responsáveis do sector do Turismo, por seu lado, vão formalizar "um plano de acção conjunta para 2015 que visa o desenvolvimento de um projecto de rota turística das fortificações na fronteira hispano-portuguesa".

Ver comentários
Saber mais Espanha Portugal Pedro Passos Coelho Mariano Rajoy
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio