Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Partidos de direita garantem maioria parlamentar

O PSD e o CDS/PP garantiram conjuntamente mais de metade dos assentos na Assembleia da República nas eleições de ontem. Para formar Governo, Durão Barroso deverá procurar um acordo com Paulo Portas.

18 de Março de 2002 às 08:15
  • ...
O Partido Social Democrata (PSD) e o CDS/PP garantiram conjuntamente mais de metade dos assentos na Assembleia da República nas eleições de ontem. Para formar Governo, Durão Barroso deverá procurar um acordo com Paulo Portas.

O PSD obteve 40,1% dos votos, o correspondente a 102 deputados eleitos, enquanto o CDS/PP, com 8,8% dos votos, elegeu 14 deputados.

Deste modo, os dois partidos já garantiram mais de metade dos assentos no Parlamento, que tem 230 deputados.

O Partido Socialista (PS) ficou-se pelos 37,8% dos votos, equivalentes a 95 mandatos, enquanto a CDU obteve 7% dos votos, garantido desse modo a eleição de 12 deputados. O Bloco de Esquerda elegeu três deputados, obtendo 2,8% dos votos.

O líder do PSD, Durão Barroso, que deverá ser apontado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, para o cargo de primeiro-ministro, disse ontem que irá «tudo fazer» para garantir a estabilidade do novo Executivo, sugerindo que deverá procurar um acordo com o CDS/PP.

Por seu turno, Paulo Portas manifestou-se também disponível para um acordo com o PSD, mas afirmou que, neste âmbito, a iniciativa deverá partir de Durão Barroso.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio