Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento Europeu favorável à adesão da Islândia

O Parlamento Europeu manifestou-se hoje favorável à adesão da Islândia à União Europeia, saudando a decisão tomada no mês passado pelo Conselho (Estados-membros) de iniciar as negociações com Reiquejavique.

07 de Julho de 2010 às 13:16
  • ...
Johanna Sigurdardottir, primeira-ministra da Islândia
De acordo com uma resolução (declaração política) aprovada hoje pelo hemiciclo de Estrasburgo, o conflito que opõe a Islândia a dois Estados-membros da UE, Reino Unido e Holanda, devido à falência do banco Icesave, deve ser resolvido bilateralmente e não pode constituir um obstáculo às negociações de adesão.

Para os eurodeputados, a adesão da Islândia "constitui uma oportunidade estratégica para a UE desempenhar um papel mais activo e construtivo, bem como para contribuir para a governação multilateral na região do Árctico", e ajudará a enfrentar "questões ambientais comuns".

Por outro lado, o Parlamento sublinhou a necessidade de as autoridades islandesas avançarem em determinados domínios, como em matéria económica e financeira, com a assembleia a convidar Reiquejavique a "corrigir as debilidades institucionais fundamentais da economia islandesa", nomeadamente a organização e o funcionamento do sistema de supervisão financeira e o sistema de garantia dos depósitos.

O Parlamento Europeu insistiu também em que a Islândia ponha termo a todas as actividades de pesca da baleia e renuncie a todas as reservas que formulou junto da Comissão Baleeira Internacional.

A Islândia, que apresentou o pedido de adesão à UE a 17 de Julho de 2009, está já numa fase muito avançada de cumprimento dos requisitos da maioria dos capítulos de negociação, dado ser membro do Espaço Económico Europeu (EEE).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio