Notícia
OCDE reforça perspectiva de retoma em Portugal
O Indicador Compósito Avançado da OCDE para Portugal subiu pela quarta vez consecutiva, aumentando 0,9 pontos percentuais de Julho para Agosto e reforçando a expectativa de que a retoma económica se avizinha, revelou hoje a organização sedeada em Paris.
O Indicador Compósito Avançado da OCDE para Portugal subiu pela quarta vez consecutiva, aumentando de Julho para Agosto 0,9 pontos e reforçando a expectativa de que a retoma económica se avizinha, revelou hoje a organização sedeada em Paris.
Em termos mensais, o progresso do indicador foi de 0,9%. Medido pela taxa semestral anualizada, o ponteiro do barómetro da OCDE para localizar antecipadamente os pontos de viragem na economia aumentou em Agosto 2,9%, reforçando a tendência de melhoria nas perspectivas de curto prazo para a actividade económica.
É o décimo mês consecutivo em que o indicador avançado da OCDE para Portugal regista melhorias na sua taxa semestral anualizada, o que, de acordo com a sua grelha de leitura, deveria sinalizar uma retoma já em curso.
As perspectivas para Portugal acompanham a tendência no conjunto da OCDE. «Uma recuperação moderada é esperada na área da OCDE», diz a organização em comunicado, na leitura que faz da actualização dos valores do indicador para Agosto.
«Os dados de Agosto assinalam uma aceleração da actividade nas economias dos EUA e do Japão, enquanto que na Zona Euro os dados apontam para uma melhoria moderada em perspectiva, com um forte desempenho na Alemanha e um fraco desenvolvimento na França», diz a OCDE.