Notícia
OCDE antecipa crescimento estável para os próximos seis meses
Os indicadores avançados pela OCDE divulgados esta terça-feira, 8 de Agosto, antecipam que as principais economias vão manter um registo de crescimento estável nos próximos seis meses.
As economias dos países da OCDE vão manter-se numa trajectória estável de crescimento, de acordo com os indicadores avançados divulgados esta terça-feira, 8 de Agosto, pela organização. A média dos países membros manteve-se nos 100 pontos em Junho, e a da Zona Euros foi de 100,4 pontos. Estes indicadores, recorde-se, sinalizam possíveis alterações no ciclo económico nos próximos seis a nove meses.
Em comunicado, a OCDE sublinha que continua a antecipar um impulso de crescimento estável no conjunto dos países. É assim para Zona Euro, como um todo, e em particular para países como Alemanha, França, China ou Brasil, onde as perspectivas permanecem inalteradas.
É espectável também uma dinâmica de crescimento estável no Japão, no Canadá, Estados Unidos e na Itália. Para o Reino Unido confirmam-se sinais positivos também no sentido do crescimento económico, e o mesmo acontece na Rússia, onde começam a existir sinais provisórios de alguma flexibilização do crescimento.
Nos cinco maiores países asiáticos – China, Índia, Indonésia, Japão e Koreia – a média em Junho ficou em 100,1 pontos, em claro crescimento face aos restantes meses do primeiro semestre, em que se mantiveram sempre abaixo de 100 e levando a OCDE a antecipar agora um impulso no crescimento económico para os próximos seis a nove meses.
Os Estados Unidos, com 99,7 pontos em Junho, deverão também ter um momento de estabilidade e crescimento, avança a OCDE.