Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: BPI suspenso, Costa e Tsipras de acordo e um "curioso paralelismo" entre Sócrates e Lula

Depois do anúncio de acordo no BPI, faltam conhecer os detalhes. A austeridade e a crise migratória marcaram a visita de Costa a Atenas e a economia portuguesa está a abrandar.

Reuters
Negócios 11 de Abril de 2016 às 20:12
  • 4
  • ...

Costa e Tsipras contra austeridade. António Costa e Alexis Tsipras assinaram uma declaração conjunta em que prometem cooperar, sobretudo na resposta à crise migratória, e criticam as consequências das políticas de austeridade na União Europeia, considerando que estas contribuíram para "deprimir as economias e dividir as sociedades". Em Atenas, Costa defendeu que é crucial reduzir as assimetrias entre as economias mais ricas e as menos robustas no âmbito do bloco do euro, dando um novo "impulso à convergência das nossas economias com as economias mais desenvolvidas da Zona Euro". Alexis Tsipras agradeceu a António Costa o facto de Portugal "estar disposto a receber um grande número de refugiados".

 

BPI suspenso à espera de detalhes do acordo. Está fechado o acordo entre o CaixaBank e Isabel dos Santos para reduzir a exposição do BPI a Angola, mas não são ainda conhecidos os detalhes. É por isso que as acções do banco liderado por Fernando Ulrich ficarão suspensas até que se conheçam as novidades. Os analistas também esperam pelos detalhes para omitir uma opinião mais clara sobre o acordo, embora o salientem desde já que as noticias são positivas. O primeiro-ministro assinalou que o acordo traz "confiança" para a economia portuguesa e o Presidente da República destacou que este não teria sido possível sem a intervenção de todos.


O que significa o encerramento das negociações no BPI?
A carregar o vídeo ...
Os dois principais accionistas do BPI encerraram "com sucesso" as negociações. Maria João Gago, redactora principal do Negócios, explica o acordo.

 

Banca concorda com solução para crédito malparado. O primeiro-ministro português defendeu a necessidade de Portugal criar "um veículo de resolução para o crédito malparado" e a Associação Portuguesa de Bancos (APB) concorda com a ideia, que permitirá "o fortalecimento do sistema bancário".  Ainda assim a instituição presidida por Faria de Oliveira nota que "tais soluções deverão ser compatíveis com o quadro comunitário e permitir minimizar potenciais perdas de capital". O Presidente da República também se pronunciou a favor da ideia que Costa deixou na entrevista ao Diário de Notícias e à TSF. O crédito malparado tem batido máximos atrás de máximos e continua a minar o balanço dos bancos portugueses, como pode ver nestes três gráficos.

 

Economia abranda há oito meses. O indicador avançado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continua a apontar para o abrandamento da economia portuguesa, tendo em Fevereiro registado a oitava queda consecutiva. O índice, que tenta antecipar a evolução da economia em seis a nove meses, desceu uma décima e situa-se agora apenas em 100,2, ou seja, ligeiramente acima da média histórica. A confirmar-se esta expectativa, a economia portuguesa irá continuar a abrandar no final deste ano. Foi o que aconteceu no quarto trimestre de 2015, com o PIB a crescer a uma taxa anual de 1,3% nesse período.

"Curioso paralelismo" entre Sócrates e Lula. Para José Sócrates, existe um "curioso paralelismo" entre a Operação Marquês e o caso que envolve Lula da Silva no Brasil, onde "houve detenção abusiva e querem julgamentos populares sem possibilidade de defesa". Numa entrevista à edição brasileira do El Pais, o ex-primeiro-ministro português lamentou que se "condene alguém sem direito a defesa" como "acontece no Brasil e em Portugal" e descreveu também o que considera "um golpe político da direita", que "agora não mobiliza os militares" mas utiliza o sistema judicial para "condicionar eleições".

 

Mario conde preso em Espanha. Foi detido esta segunda-feira o ex-banqueiro Mario Conde, que nos anos 90 liderou o banco Banesto, numa operação relacionada com a transferência maciça de capitais realizada a partir da Suíça, Reino Unido e de outros países para contas suas em Espanha. Foram detidas mais seis pessoas, entre as quais dois filhos do antigo banqueiro (Mario e Alejandra Conde Arroyo), bem como Fernando Guash Vega-Penichet, director-geral do CaixaBI em Espanha, que é casado com uma filha de Mario Conde. A instituição financeira portuguesa diz ser alheia aos motivos que levaram a esta detenção, assegurando que não estão relacionadas com a actividade do CaixaBI em Espanha. 

Ver comentários
Saber mais António Costa Alexis Tsipras Atenas BPI Isabel dos Santos Fernando Ulrich OCDE José Sócrates Operação Marquês Lula da Silva Brasil Mario Conde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio