Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nova lei do termalismo alavanca turismo em Portugal

A nova lei do termalismo, aprovada na semana passada, potenciará o turismo em Portugal, uma vez que as termas passarão a oferecer, além da valência terapêutica, uma vertente de bem estar, explicou hoje o Secretário de Estado do Turismo, Luís Correia da Si

07 de Abril de 2004 às 16:55
  • ...

A nova lei do termalismo, aprovada na semana passada, potenciará o turismo em Portugal, uma vez que as termas passarão a oferecer, além da valência terapêutica, uma vertente de bem estar, explicou hoje o Secretário de Estado do Turismo, Luís Correia da Silva.

«A questão fundamental é que mantendo esta valência (terapêutica) é criada uma nova, que chamamos de termalismo de bem estar», acrescenta Luís Correia da Silva, num encontro com jornalistas.

Na legislação anterior, que data de 1928, as termas apenas estavam destinadas ao tratamento ou prevenção de doenças, uma «lei altamente penalizadora para a viabilização económica dos investimentos», avança a mesma fonte.

O governante sublinha que esta alteração incentivará os investidores quer a apostar mais neste tipo de complexos, bem como rentabilizar o seu negócio.

Este novo quadro legal também abrangeu a alteração do licenciamento e fiscalização dos balneários termais, a avaliação das virtualidade terapêutica e das águas.

Nos últimos dados fornecidos pela secretaria de Estado o mercado dos balneários representam cerca de 18 milhões de euros, enquanto as estâncias estão avaliadas em 180 milhões de euros, o que soma cerca de 200 milhões de euros.

Segundo dados de 2002, as termas recebem cerca de um milhão de dormidas por ano. Luís Correia da Silva refere que este número poderá duplicar dentro de dois a três anos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio